terça-feira, 28 de abril de 2015

Cerca de 2,8 mil brasileiros estão presos no exterior, informa Itamaraty

Estados Unidos, Japão e Paraguai são países com mais presos brasileiros.
Quase 80% são homens; 30% respondem por narcotráfico.


Em meio à pressão de autoridades brasileiras para reverter a pena de morte dada a mais um brasileiro na Indonésia, o Itamaraty forneceu dados sobre o número de brasileiros presos fora do país.
Em 2014, 2.791 pessoas estavam em prisões espalhadas pelo mundo. O total é menor do que as 3.209 encarceradas em 2013.
Segundo as informações do ministério, Estados Unidos são o país com mais brasileiros presos, 406, seguido de Japão, com 397, e Paraguai, com 298. A maioria de presos é de homens (79,18%). Há também 50 transgêneros e 7 menores de idade em prisões no exterior.
Quase 40% dos presos respondem por posse de drogas e narcotráfico. Os outros 60% foram presos por uma variedade enorme de crimes, entre eles: roubo, fraudes, homicídio, porte de droga, abuso sexual, estupro, lesão corporal, porte ilegal de arma, tráfico de pessoas, assalto, tentativa de homicídio, prostituição e falsidade ideológica.
 O brasileiro Rodrigo Gularte teve a sentença de morte confirmada pela Indonésia nesta segunda-feira (27). Condenado por tráfico de drogas, ele está no corredor da morte ao lado de cidadãos de Austrália, Filipinas, Nigéria e da própria Indonésia. Ele pode se tornar o segundo cidadão brasileiro a ser executado na Indonésia este anos após o fuzilamento de Marco Archer, em janeiro, também condenado por tráfico de drogas.
Ainda de acordo com o Itamaraty, 1.982 brasileiros presos foram visitados por autoridades consulares no ano passado. De todas as prisões, as de 12 países foram avaliadas como tendo "más condições": Bolívia, Cabo Verde, Egito, França, Guiana, Honduras, Índia, Marrocos, Moçambique, Nicarágua, Paraguai e Venezuela.
Na Indonésia e na Venezuela foi registrada corrupção por parte de autoridades carcerárias. Também na Venezuela e na região dos territórios palestinos foram registrados casos de tortura e maus tratos.
Clique aqui e acesse a página especial - Brasileiros presos no exterior.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog