sexta-feira, 22 de março de 2013

Escolas começam a receber orientação jurídica


Trinta e dois professores da Escola Estadual Profª Marcília de Oliveira, no bairro Forquilhinhas, em São José, participaram nesta quinta-feira (21) da primeira palestra realizada pela Comissão OAB Vai à Escola. Na oportunidade, os educadores receberam esclarecimentos jurídicos com foco no Estatuto da Criança e do Adolescente. O trabalho da OAB Vai à Escola consiste em orientar juridicamente professores, pais e alunos sobre questões típicas do ambiente escolar. A próxima palestra será na Escola Estadual Profª Maria da Glória Viríssimo Faria, em Biguaçu, no dia 12 de abril, sobre bullying e diversidade sexual.
“A importância da OAB na nossa escola é no sentido de esclarecer sobre legislações e abordar noções de cidadania perante nossos alunos, professores e funcionários. Conhecemos superficialmente as leis e acabamos cometendo erros”, disse que a diretora da escola, Janaína da Silva. Para o professor Valmor Alflen, que na escola representa o Núcleo de Prevenção e Educação para Violência e Sexualidade (NEP), “esse trabalho é útil para sabermos como lidar com as situações e o encaminhamento que podemos dar, além dessa presença e apoio dos advogados para conhecermos os direitos e, se for necessário, contarmos com alguma defesa”.
“Essa primeira palestra foi muito positiva. Os professores aproveitaram para tirar várias dúvidas e relatar situações do cotidiano escolar. Devemos retornar a esta mesma escola para uma palestra direcionada a pais e alunos”, explicou a presidente da Comissão OAB Vai à Escola, Ana Paula Travisani. Outras 26 escolas da Grande Florianópolis já solicitaram palestras. O trabalho é realizado em parceria com as comissões da Diversidade Sexual, Estudos Constitucionais, OAB Cidadã e Criança, Adolescente e Idoso, da OAB/SC.
As palestras serão disponibilizadas inicialmente para escolas públicas da Grande Florianópolis, mas posteriormente serão abertas à rede particular. Escolas interessadas em participar devem enviar solicitação para o e-mail comissoes@oab-sc.org.br, informando nome e endereço da unidade, tema da palestra desejada e três possíveis datas para agendamento (antecedência mínima de 15 dias). A criação de Comissões Regionais da OAB Vai à Escola será incentivada nas 43 subseções de Santa Catarina, como forma de estender as atividades por todo o Estado.
dfotos_boletim21032013oab_vai_a_escola__primeira_palestra.jpg
Fonte: Assessoria de Comunicação da OAB/SC
 

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog