terça-feira, 19 de março de 2013

Veja dicas para estudar português, matemática e direito para concursos


Especialista fala sobre como começar a planejar o estudo das disciplinas.
Lia Salgado responde a perguntas de internautas em vídeo.


Na coluna de vídeo desta semana, a especialista em concursos Lia Salgado* dá dicas de estudos para as disciplinas de português, matemática e direito.
Lia responde a perguntas dos internautas sobre como começar e planejar o estudo das matérias para as provas.
Assista ao vídeo ao lado
A especialista lembra que a preparação deve ter início com a compreensão dos conceitos básicos da disciplina para que o candidato tenha segurança para compreender conceitos mais complexos.
Segundo ela, o estudo para concursos deve cumprir 3 etapas: estudo da teoria com exercícios, elaboração de fichas-resumo e resolução de provas anteriores. "A última etapa vai fazer o candidato cair no mundo real dos concursos públicos e ele vai perceber se o nível de profundidade do estudo está ou não suficiente", reforça Lia.
Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários; perguntas selecionadas serão respondidas em coluna quinzenal
As internautas Marjorie Adriane, Mariana Soares e a Alessandra Azevedo têm dúvidas sobre como devem traçar suas estratégias para estudar português para concursos.
"Eu recomendo, desde que seja possível, que o candidato comece o estudo com a ajuda de um curso preparatório", ressalta Lia.
Já o material de apoio para o estudo, a especialista lembra que é mais eficiente usar livros para concursos, já ques eles têm exercícios que ajudam a compreender e a fixar o conteúdo.

No caso do português, Lia indica o início do estudo pelos conceitos básicos da disciplina. O primeiro seria a classe da palavras. "Depois de compreender, o candidato deve fazer muitos exercícios para reconhecer o que é um substantivo e o que é um verbo."

Após essa etapa, o candidato pode avançar para entender concordância nominal, concordância verbal e regência, até chegar à análise sintática. Outros tópicos como acentuação gráfica e crase podem ser estudados de maneira isolada.
"É comum o candidato ter mais dificuldade em uma disciplina. Como o português cai em todos os concursos, você vai precisar dedicar uma atenção especial", afirma.
Se a internauta não está conseguindo acompanhar o curso, Lia sugere que ela estude a teoria desde o início em casa, seguindo seu próprio ritmo. "Depois, se você sentir necessidade, pode fazer outro módulo de português, de preferência com um professor diferente, para ganhar mais confiança."
Matemática
"Gostaria de saber como faço para estudar matemática. Não acho o resultado de muitos exercícios e estou sem dinheiro para pagar aulas particulares", diz o internauta Alexandre Luna.

Lia indica que o internauta volte a estudar as quatro operações básicas, em especial multiplicação e divisão com vários algarismos. "É natural que depois que saímos da escola acabamos esquecendo alguns detalhes e cuidados que precisam ser tomados na hora de fazer contas. E isso é fatal na resolução da questões."
A especialista ressalta que o candidato não deve se importar com o tempo que está gastando com a revisão, pois isso vai trazer mais facilidade e segurança nos pontos seguintes da matéria, além de ajudar em disciplinas mais complexas como matemática financeira e estatística.
Matemática, segundo Lia, mais do que qualquer outra disciplina requer prática. "Faça muitos exercícios simples, que vão te dar agilidade no raciocínio matemático e será um ganho de qualidade quando você passar para exercícios mais complexos", alerta.
Sobre o problema do internauta de não encontrar as respostas dos exercícios, ela diz que o erro nas contas ou de interpretação já devem ser resolvidos com as providências indicadas acima. Por outro lado, a especialista lembra que é comum que o candidato faça muitas contas e acabe esquecendo o que foi pedido na questão. "Por isso, é sempre importante voltar ao enunciado e ver o que realmente foi pedido. Muitas vezes é preciso fazer mais uma operação simples para chegar à solução pedida", completa.
Lia sugere que o internauta faça um cursinho preparatório, mas se não for possível, ela indica os vídeos da Khan Academy, que já estão traduzidos para o português, pela Fundação Lemann.
Direito
A internauta Suellen Pena é formada em fonoaudiologia, mas vai tentar concursos que exigem nível superior em qualquer área. "Tenho bastante dificuldade em matérias relacionadas ao direito e gostaria de um auxilio para melhorar a forma de estudar conteúdos que não têm relação com a minha formação acadêmica."

"É importante não criar resistência por ser um assunto fora da sua área de formação". Lia indica o uso de livros de concursos públicos e não de faculdades, já que o primeiro é voltado para leigos
A especialista afirma que o primeiro passo é entender, em linhas gerais, o que é o ramo do direito e como ele se relaciona com o resto. "O estudo inclui teoria e leis. A minha sugestão é primeiro compreender a teoria para depois conhecer o texto da lei", indica Lia.
Uma dica da especialista é sempre ter a lei ao alcance para consultar quando for preciso. Além disso, a internauta pode fazer anotações, como uma "cola", com as informações mais importantes da teoria. "Assim, toda vez que você for consultar a lei vai ler aquelas informações".
Para tirar mais dúvidas, Lia indica que a internauta leia a coluna sobre como estudar direito para concursos.
*Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog