quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Direitos da Criança e do Adolescente são temas de Encontro em Fortaleza

Durante quase dez dias, Fortaleza (CE) está sediando o IV Encontro Latino-Americano de Crianças e Adolescentes, que começou no dia 1º e vai até 9 de dezembro. Este ano, a Pasantía - assim chamado porque os participantes passam vários dias na cidade-sede - reúne cerca de 70 crianças e adolescentes do Brasil, Nicarágua e Venezuela. Realizado pela Rede Latino-Americana de Crianças e Adolescentes (NNyAs), o evento é um espaço para reflexão e ação em favor da defesa dos direitos de meninos e meninas.

Um momento de destaque acontece amanhã e depois, dias 4 e 5, com o seminário "Realidade dos Direitos de Crianças e Adolescentes da América Latina", que será no Centro das Pastorais, ao lado do Seminário da Prainha. Várias instituições foram convidadas, entre elas, o Projeto Bomjarte (do bairro Bom Jardim), Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, Projeto Crescer com Arte, Adolescentes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), Pastoral da Juventude, Reaja (Rede Articulação do Jangurussu e Ancuri), Convida (Conselho Nova Vida) e Cáritas.

Dentro da programação, meninos e meninas participam de debates, oficinas de literatura de cordel, de dança, teatro, fantoche e passeios culturais, dentre outras atividades. Além disso, os jovens estão visitando alguns locais para conhecer de perto a realidade das crianças e adolescentes de Fortaleza. Para isso, eles estão visitando os seguintes bairros: Grande Jangurussu, Barra do Ceará, Papicu, Cocó e Pirambu. Hoje, dia 3, os jovens conheceram a aldeia dos índios Tapeba, e também o Assentamento do MST, ambos em Caucaia, município da região metropolitana de Fortaleza.

Integrante da Rede Opa desde 2004, e membro da comissão organizadora, Tatiane dos Santos, 21 anos, demonstra empolgação ao falar do Encontro. "É a primeira vez que participo do Pasantía, mas, já fui a vários eventos para discutir a realidade da infância e da adolescência em outros países", observa a jovem que, recentemente, representou o Brasil no Congresso Mundial dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Lima, no Peru.

Moradora do Jangurussu, Tatiane explica que o Encontro é diferente de outros eventos porque os adolescentes da cidade-sede hospedam em suas casas os adolescentes de fora, propiciando um contato mais direto entre eles. "Eu estou hospedando um venezuelano e essa proximidade reforça o diálogo, porque o mais importante é compartilhar as nossas experiências, fazendo com que os jovens conheçam um pouco da história de cada um. Isso é fundamental pra gente poder ver as diferenças e semelhanças entre as diversas realidades, seja no Brasil ou na Venezuela", arremata.

A Rede Latino-Americana de Crianças e Adolescentes (Rede NnyAs, por suas siglas em espanhol) é um espaço de articulação entre várias organizações e redes nacionais de países da América Latina e Caribe. Na Rede são discutidas experiências de defesas dos direitos de crianças e adolescentes a partir da participação de meninos e meninas. Atualmente, participam ativamente da Rede NNyas, crianças e adolescentes do Brasil, Chile, Equador, El Salvador, Paraguai, Peru, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Costa Rica, Nicarágua e Argentina.

A escolha dos países para o Pasantía é feita através de um revezamento entre aqueles que compõem a Rede: quem participou de encontros passados, dá a vez para os outros países. Do Brasil, além do estado do Ceará, estão participando crianças e adolescentes de Pernambuco. De Fortaleza, são cerca de 30 crianças e adolescentes, a maioria integrante da Rede Opa. O encontro é realizado pela Rede NNyAs, Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca Ceará) e pela Rede Orçamento, Participação e Ação (OPA), com o apoio da Save the Children.

Contato:
Cedeca (85) 3252.4202

Adital.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog