quarta-feira, 2 de abril de 2008

Mais dois líderes do PCC são internados no Regime Disciplinar Diferenciado

Mais dois líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) suspeitos de envolvimento nos planos de seqüestro e assassinato de coordenadores do sistema prisional de São Paulo foram internados por ordem da Justiça no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). São eles Roberto Soriano, o Beto Tiriça, e Fabiano Alves Souza, o Paca ou Biano. Os dois estavam na Penitenciária de Avaré e foram retirados de lá e enviados para a penitenciária de segurança máxima de Presidente Bernardes, oeste paulista.

Pelo mesmo motivo foram internados no RDD o segundo homem na hierarquia do PCC, Julio Cesar Guedes de Moraes, o Carambola, e Daniel Vinicius Canônico, o Cego. Os dois foram flagrados, em interceptações feitas com ordem judicial, conversando com o advogado Sérgio Wesley da Cunha. As escutas revelaram a preparação dos ataques, além de planos para compra de equipamentos de escutas para espionar autoridades e o desejo de se infiltrar na política por financiamento de partidos políticos.

Sob acusação de formação de quadrilha,Wesley foi detido em 10 de março. No caso de Beto Tiriça e de Biano, o Tribunal de Justiça resolveu manter os dois no RDD, conforme requisitado pela Secretaria da Administração Penitenciária e pelo Ministério Público Estadual. Além do Grupo de Atuação Especial e repressão ao crime Organizado (Gaeco) de São Paulo, outros grupos do MPE no interior apuram o caso, e a Polícia Federal verifica o crime de lavagem de dinheiro supostamente cometido pela cúpula do PCC.

A base para a investigação é a contabilidade apreendida com Wagner Roberto Raposo Olzon, o Fusca, preso em 28 de fevereiro. Com ele, policiais encontraram um relatório de viagem à Bolívia, onde Olzon fechou acordo com traficante bolivianos ligados às Farc para a compra de 1 tonelada de cocaína, além de armas e explosivos para atentados.


Fonte: Estadão Online, 02/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog