quinta-feira, 20 de junho de 2013

Jovens do país enfrentam bullying e solidão na escola

Problemas detectados por pesquisa do IBGE elevam risco de depressão no futuro
PEDRO SOARESDO RIO
O bullying nas escolas brasileiras é uma prática comum e está acompanhada da falta de amigos, do consumo de drogas e da solidão. Esses problemas podem desencadear doenças ligadas à saúde mental como depressão.
O retrato surge dos dados da Pense (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), feita pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde.
O bullying acomete 7,2% dos alunos do último ano do ensino fundamental, que "sempre ou quase sempre se sentiram humilhados por provocações dentro da escola" nos 30 dias anteriores ao levantamento (levado a campo em setembro passado).
"Isso sinaliza que esses alunos podem ter problemas mentais no futuro e que eles já sofrem no presente", disse Marco Antonio Andreazzi, gerente do IBGE.
Outro fator que indica o risco de doenças mentais no futuro é a ausência de amigos e o sentimento de solidão.
Entre os adolescentes desse grupo, 3,5% disseram não ter amigos. O problema afeta mais as meninas (4,6%) do que os garotos (2,5%). Já a sensação de solidão foi relatada por 16,4% dos alunos.
A pesquisa constatou ainda que cerca de um terço das meninas tentavam emagrecer. Dentre elas, 6,4% induziam o próprio vômito ou tomavam laxantes.

Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog