A Coordenadoria Estadual de Execução Penal e Violência Doméstica contra a Mulher (Cepevid) promoveu reunião ontem (10) com dirigentes da área de execução penal do Estado, oportunidade em que foram discutidos aspectos relacionados à situação das unidades prisionais em Santa Catarina. Os estabelecimentos penais no Estado, que atualmente abrigam 17 mil presos, registram em média o ingresso de seis novos reclusos por dia. É justamente o crescimento acelerado deste contingente que preocupa as autoridades.
Por outro lado, sempre segundo informações da Diretoria Estadual de Administração Penal (Deap), o número de fugas apresentou redução significativa - baixou de 528 em 2011 para 163 nesses 10 meses de 2012. O diretor-geral do Deap, Leandro Soares Lima, informou à desembargadora Salete Sommariva, coordenadora da Cepevid, que um ofício com radiografia do sistema prisional foi encaminhado ao governador Raimundo Colombo.
Os juízes que integram o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Núcleo de Execução Penal da Cepevid aproveitaram a oportunidade para apresentar sugestões ao Deap: revisão da escala de plantão, capacitação dos agentes administrativos que atuam nos cartórios das unidades prisionais e contratação de mais agentes penitenciários. A desembargadora Sommariva, por sua vez, agradeceu ao diretor-geral do Deap pela atuação da Secretaria de Justiça e Cidadania durante o Mutirão Carcerário realizado na comarca de Blumenau.
Também participaram da reunião, pelo Judiciário, os juízes Júlio César Machado Ferreira de Melo, auxiliar da Presidência, Pedro Walicoski Carvalho (VEP de Itajaí), João Marcos Buch (VEP de Joinville), Rodrigo Coelho Rodrigues (Vara Criminal de Tijucas), Humberto Goulart da Silveira (VEP São José) e Rubens Sérgio Salfer (VEP de Criciúma); e pelo Deap, Everton Luiz de Oliveira, gerente de Execução Penal, Marcelo Coelho de Souza, chefe de Gabinete, e Bruno Sell, gerente do Departamento Judiciário.
Fonte: Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Nenhum comentário:
Postar um comentário