segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Crime Cibernético e Prova - A Investigação Criminal em Busca da Verdade

Capa do livro: Crime Cibernético e Prova - A Investigação Criminal em Busca da Verdade, Agnaldo Viana

Roberto Antônio Darós Malaquias, 290 pgs. 
Publicado em: 11/10/2012 
Editora: Juruá Editora

  • Direito Penal
  • Direito - Outros




  • SINOPSE
    O assunto abordado nesta obra por si já desperta o interesse dos operadores do Direito, mesmo daqueles mais refratários ao uso dos benefícios oriundos das novas tecnologias e das recentes descobertas científicas. Em Crime Cibernético e Prova: A Investigação Criminal em Busca da Verdade, percebe-se o evidente delineamento de uma temática atual, moderna e estimulante que se apresenta inserida em contexto desafiador, fazendo o leitor apaixonar-se precocemente pelo tema com a leitura dos primeiros parágrafos. Enfim, uma real possibilidade de contribuir com a evolução da ciência jurídica e a normatização do espaço cibernético.

    A abordagem deste trabalho utiliza a linguagem técnica de informática adaptada para uma fácil cognição do operador do Direito, objetivando abrandar a infofobia que amedronta e afasta o leigo, impedindo o avanço epistemológico e dificultando a consolidação do emergente Direito Cibernético.

    Esta nova temática vai vencendo resistências e posicionamentos ortodoxos, para ingressar definitivamente no cotidiano da comunidade jurídica.

    CURRÍCULO DO AUTOR
    Roberto Antônio Darós Malaquias é Mestre em Direito Processual, Especialista em Direito Constitucional e Bacharel em Direito, sendo todos os títulos obtidos na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Na defesa da dissertação de mestrado, conquistou o grau "APROVAÇÃO COM DISTINÇÃO". Ministrou a disciplina Direito Processual Penal na UFES. Atuou também como professor de diversos cursos na Academia Nacional da Polícia Federal. Foi o idealizador e o coordenador do Plano de Informatização da PF no Espírito Santo, ocasião em que fundou o primeiro Núcleo de Informática da instituição, em 1987. Desenvolveu vários projetos de modernização, inclusive o Plano de Estruturação da Área de Telemática junto à Direção-Geral da PF em Brasília, no ano de 2002. Participou de inúmeras investigações ao longo de 29 anos na atividade de polícia judiciária da União. Recentemente, concluiu pesquisa sobre "A produção da prova no crime cibernético" sob a diretriz da Coordenação de Altos Estudos de Segurança Pública na Escola Superior da Polícia Federal, obtendo o título de Especialista em Ciência Policial e Investigação Criminal.

    Nenhum comentário:

    Pesquisar este blog