segunda-feira, 30 de março de 2009

Artigo: Ladrões virando príncipes, vítimas ignoradas, impunidade e terra de ninguém!

(25.03.09)

Publicação feita no Diário Serrano, de Cruz Alta, em 26.06.2008

"Há alguns dias, fui vítima da violência urbana que assola o Município de Cruz Alta. Acordei-me de madrugada e, ao entrar na sala da residência, deparei-me, no escuro, com um ladrão dentro de casa, agachado no canto da peça, mexendo na minha pasta de trabalho.

Não é preciso dizer que a cena é assustadora, surreal, pois todos acreditamos que, pelo menos dentro dos nossos lares, estamos protegidos dessa corsa de marginais. Ledo engano!

Como se não bastasse a horripilância da situação, pois encontrar uma pessoa estranha, dentro de casa, é assustador por si só, esse ladrão investiu contra a minha pessoa, fazendo com que entrássemos em luta corporal. Felizmente, ele não estava armado, pois a faca que o meliante portava ao praticar crimes durante a noite havia caído no chão quando ele fugiu após entrar na casa de um vizinho.

Em razão disso, eu consegui derrubá-lo no chão e imobilizá-lo. Após, eu tive oportunidade de ´fazer justiça com as próprias mãos”´ou de deixar que a minha cadela Hottweiller o fizesse, mas acabei não fazendo nada contra o assaltante, acreditando que a justiça, poder ao qual pertenço, seria feita.

Todavia, ao tomar conhecimento da decisão que condenou o autor do fato, arrependi-me, profundamente de não ter feito o que os leigos me disseram que era para ter feito. A sentença só faltou mandar eu pedir desculpas ao assaltante por tê-lo flagrado dentro de casa e de ter tido coragem de me engalfinhar com ele!

Agora eu entendo a revolta da população com a atuação do Poder Judiciário em Cruz Alta. Realmente, as pessoas estão com a razão quando dizem que em Cruz Alta pode-se furtar, roubar e até matar, que ´não dá nada´! Cruz Alta está virada em ´uma terra de ninguém´.

Não desejo mal para ninguém, mas gostaria muito, mas muito mesmo que esse fato que aconteceu comigo aconteça com esses colegas juízes criminais que se auto-denominam ´garantistas´, pois aí eles poderão aquilatar melhor o que passa uma vítima que tem a sua casa invadida durante a madrugada por um ladrão - e mudassem de entendimento, deixando de tratar ladrões contumazes como ´príncipes´.

Assim, com o cidadão que paga seus impostos e quer ter segurança de pelo menos dormir tranquilo, eu engrosso o coro da população de Cruz Alta e pergunto: até quando contumazes como o que invadiu a residência onde eu estava vão ficar impunes?

Quantas residências eles terão que invadir na calada da noite para serem realmente condenados?

Até quando verdadeiros facínoras vão ser tratados como ´príncipes´ pelos juízes criminais”? Até quando a lei penal vai ser rasgada em favor de criminosos? Até quando as vítimas vão continuar a ser ignoradas pelo Poder Judiciário?

Chega ! Basta de erudição em cima do sofrimento alheio! Está mais do que na hora de se dar um basta nessa situação. Chega de impunidade.

Ralph Moraes Langanke".
----------

O autor do texto é juiz na comarca de Ibirubá (RS).

Leia também na edição de hoje do Espaço Vital

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog