segunda-feira, 30 de março de 2009

Jovens consomem menos drogas mas bebem cada vez mais álcool

Em 12 anos quadruplicou o número de consumidores de álcool jovens

Lisboa - O Projecto Europeu de Inquéritos Escolares sobre o Álcool e outras Drogas (ESPAD), ontem apresentado em Lisboa, revela que em 12 anos quadruplicou o número de jovens portugueses que consomem cinco ou mais bebidas alcoólicas numa única ocasião, em contrapartida, o consumo de drogas, tabaco ou remédios reduziu.
O ESPAD revela que o consumo de álcool por adolescentes portugueses até aos 16 anos aumentou significativamente nos últimos anos, apesar de se manter abaixo da média europeia. Superior à média europeia, no consumo de álcool está a Áustria, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Eslováquia e Reino Unido.

Em 2007, 56 por cento dos jovens de 16 anos afirmavam ter bebido abusivamente álcool no último mês, quando em 1995 apenas 14 por cento o tinham feito.

Relativamente ao consumo do tabaco e substâncias ilícitas, apenas 19 por cento dos jovens reconheceram ter fumado no último mês, quando em 1995 eram 24 por cento. Quanto ao cannabis, apenas 6 por cento fumaram no último mês, redução também visível em relação a outras drogas, passou de 18 por cento para 14 por cento.

José Goulão do Instituto da Droga e da Toxicodependência, revela que as preocupações estão agora mais viradas para o álcool, nova tendência dos adolescentes portugueses.

Para combater esta nova tendência João Goulão aponta as medidas defendidas pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência, entre elas «uma acção concertada ao nível de redução da oferta e da publicidade, bem como dificultar o acesso ao consumo».

Para este combate, já está a ser terminada a versão final do Plano Nacional para a redução dos problemas ligados ao álcool onde está inserida uma medida que já foi proposta há uma década, a subida da idade legal para o consumo de álcool dos actuais 16 anos para os 18, no entanto, a lei nunca foi aprovada por pressão dos estabelecimentos nocturnos, produtores e distribuidores de bebidas.

Jornal Digital

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog