quinta-feira, 18 de junho de 2009

Blumenau tem mapa do crime atualizado todo dia na internet

Insegurança ou sensação de insegurança? Como saber se o medo faz sentido?

Para os cidadãos de Blumenau, Santa Catarina, a resposta está na internet. No ar em caráter experimental, mas funcionando direitinho e disponível para quem quiser ver, o mapa das ocorrências policiais da cidade mostra claramente onde determinados tipos de crime são mais freqüentes.

A ferramenta interativa tem como base o Google Maps – o sistema gratuito de geração de mapas do buscador Google. Ícones sobrepostos no mapa marcam graficamente as ocorrências policiais atendidas diariamente pela Polícia Militar em Blumenau, oferecendo uma visão geral da situação da cidade e de cada bairro individualmente.

A ferramenta é alimentada diariamente com os dados do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). Na página inicial, são mostradas as últimas 50 ocorrências atendidas pelo 10º Batalhão de Polícia Militar. Já na página de pesquisa avançada, o usuário pode visualizar qualquer ocorrência desde 1º de janeiro de 2008, filtrando os resultados por data ou período, bairro, endereço ou natureza do crime.

O mapa criminal online foi idéia do tenente coronel Paulo Roberto Bornhofen (foto), subcomandante do 10º Batalhão. Ele leu uma reportagem na revista Exame sobre uma iniciativa de um cidadão nos Estados Unidos que montou um mapa com base nos dados que o departamento de polícia divulgava e quis fazer algo similar.

"Como eu sempre gostei da tecnologia aplicada na segurança pública, e a minha monografia no MBA em Gestão Estratégicas de Organizações foi sobre o uso das informaçoes do Copom como ferramenta gerencial na administração da segurança pública, constatei que poderíamos dar um passo além. A idéia foi a de implementar uma ferramenta que nós, Polícia Militar, pudessemos utilizar no planejamento do policiamento e ao mesmo tempo compartilhar desta informação com a comunidade. Como a questão custo sempre foi um impedimento o Google Maps foi a solução ideal", conta Bornhofen.

O oficial apresentou o desafio ao soldado Emerson Tenfen, bacharel em Ciências da Computação, que aceitou. Tenfen também havia feito monografia a respeito do sistema de dados da PMSC.

De acordo com Bornhofen, o sistema auxilia no planejamento do policiamento da cidade, tanto no diário como nas operações que são implementadas. Os próximos passos, segundo o subcomandante, são permitir a atualização dos dados em tempo real e aprimorar o sistema para que trabalhe com “nuvens” de ocorrências, pois hoje trabalha apenas com pontos.

No futuro, o oficial acredita que o cruzamento dos dados do mapa com os de outras fontes possibilitarão um trabalho mais completo de análise criminal. Mas, por enquanto, o próprio site alerta: os dados apresentados não servem de base para elaboração de estatísticas e estudos criminalísticos.

“Eu creio que as opções são praticamente ilimitadas. O mapa poderia, por exemplo, interagir com um banco de dados que tenha informações sociais da população, possibilitando um melhor direcionamento nas políticas públicas”, afirma.

Bornhofen destaca que a proposta é divulgar, de forma gratuita, os códigos da ferramenta para que qualquer organização policial militar possa elaborar seus mapas criminais sem custos. Ele lembra que o sistema está instalado num servidor gratuito.

“A redução do custo foi o grande objetivo deste projeto. Os programas para a produção de mapas são caros e exigem muito investimento. Na maioria deles é necessário um mapa digital da cidade, algo que a grande maioria das policias não possui. Por isso optamos pelo Google Maps”, explica, acrescentando que algumas cidades em Santa Catarina utilizam outros sistemas similares, mas bem mais caros.

Como nem todos os endereços constam no banco de dados do GoogleMaps, o sistema possibilita ainda a consulta a ocorrências que não puderam ser localizadas no mapa. O site pede que a população informe sobre algum mapeamento equivocado de endereço.

O mapa de ocorrências policiais não é o único “empreendimento” de Bornhofen na internet. Escritor, membro da Academia de Letras Blumenauense, da Academia de Letras de Canelinha e Vice-Presidente da Sociedade Escritores de Blumenau, ele mantém o blog pessoal Ninho Literário onde divulga suas crônicas, que vão muito além de discussões sobre segurança pública, entrando no campo da literatura.


Comunidade Segura.


Nenhum comentário:

Pesquisar este blog