quinta-feira, 3 de abril de 2008

Tráfico é responsável por exílio de crianças e adolescentes

Um balanço dos três anos de atendimento do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAM), divulgado pela ONG Projeto Legal, mostra que o tráfico é o principal responsável pelo exílio de crianças, adolescentes e seus familiares no estado. Conforme reportagem publicada pelo jornal "O Globo", das 249 pessoas que passaram pelo projeto até hoje, 170 (68%) foram impedidas de permanecer nos locais onde moravam após desavenças com traficantes.

Em geral, o atendimento do projeto dura três meses, mas o prazo pode ser estendido. Os jovens são encaminhados para abrigos ou são estimulados a ir para residências de outros parentes, longe do local onde houve a ameaça. O objetivo principal do PPCAM é dar garantias mínimas de exercício de cidadania, para que as pessoas possam continuar suas vidas após as ameaças.

Os dados divulgados pelo Projeto Legal mostram que o número de familiares sob ameaça (118) já se aproxima do de crianças e adolescentes (131), alvo prioritário do PPCAM. A faixa etária predominante dos atendidos pelo PPCAM fica entre 14 e 17 anos, mas há casos de meninos de dez anos que sofreram ameaças do tráfico e foram banidos.



Fonte: O Globo Online

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog