quarta-feira, 23 de abril de 2008

Sugestão de Livro: O Caso dos Denunciantes Invejosos




Título: O Caso dos Denunciantes Invejosos: Introdução prática às relações entre direito, moral e justiça.
Autor: Dimitri Dimoulis
4.ª edição – 96 páginas
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-203-3106-4
Ano de Publicação: 2007
Categoria: Sociologia Jurídica

A presente obra é a retomada da antiga polêmica sobre as relações entre o Direito e a Moral.
Na apresentação, o autor faz uma ampla introdução sobre o caso dos denunciantes invejosos, situação imaginária baseada na experiência das ditaduras do século XX que, sucedidas pelos regimes democráticos, enfrentavam o dilema de perdoar ou punir os crimes, os excessos e as injustiças ocorridos naqueles períodos.
A primeira parte traz a tradução do texto de Lon Fuller, que expõe em cinco diferentes propostas as várias opiniões sobre o problema da punição dos denunciantes invejosos.
Na segunda parte, o autor tece cinco novos pareceres que abordam o problema sob outros pontos de vista, enriquecendo a discussão.
O volume se encerra com uma ampla bibliografia voltada ao estudo do Direito em suas relações, nem sempre harmônicas, com a Moral e a Justiça.

Um comentário:

Marcello Campani disse...

Excelente livro. Uma leitura simples e leve, mas com grande valor pedagógico.O Caso dos Denunciantes Invejosos apresenta a situação de um país que, há muito tempo, teve o privilégio de viver sob o regime pacífico, constitucional e democrático. Mas, após algum tempo, começou a enfrentar alguns problemas, onde a vida normal das pessoas foi interrompida por uma profunda crise econômica.
.....

Pesquisar este blog