segunda-feira, 21 de abril de 2008

Sugestão de Livro: A miséria governada através do sistema penal




Título: A miséria governada através do sistema penal
Autor: Alessandro De Giorgi
Coleção Pensamento Criminológico nº12
Co-edição: Instituto Carioca de Criminologia
1ª edição – 2006
Direito 128 páginas
Formato: 14 x 21 cm Código: 0345


Este livro de Alessandro De Giorgi atualiza o conjunto de reflexões que o Instituto Carioca de Criminologia vem publicando ao longo dos últimos dez anos. A Coleção Pensamento Criminológico tem com elo de articulação a produção teórica acerca da questão criminal que se opõe ao grande movimento de criminalização da pobreza, gerado pelo processo de acumulação de capital ao longo dos séculos.

Na etapa em que nos encontramos, de capitalismo de barbárie, podemos observar a expansão do mercado em todas as direções, mas principalmente no esfacelamento das redes sociais de proteção coletiva do capitalismo industrial, do Estado Previdenciário ou Welfare State. No âmbito penal há uma expansão análoga, no sentido de um crescimento sem precedentes da pena de prisão. Como diria Loïc Wacquant, o outrora denominado mundo livre está sendo encarcerado...

Alessandro De Giorgi aprofunda esta reflexão crítica acerca do encarceramento em massa da força de trabalho excedente utilizando a economia política da pena no desemprego pós-fordista. Uma das principais qualidades deste livro é aproximar o marxismo do pensamento de Michel Foucault. O livro vem aprofundar e substancializar a luta e a clareza acerca das funções reais do sistema penal e dos discursos punitivos de hoje.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog