quinta-feira, 10 de abril de 2008

Sugestão de Livro: Difíceis ganhos fáceis





Difíceis ganhos fáceis
Drogas e Juventude Pobre no Rio de Janeiro
Vera Malaguti Batista
Coleção Pensamento Criminológico nº2
Co-edição: Instituto Carioca de Criminologia
Direito 152 páginas
Formato: 14 x 21 cm Código: 0283 ISBN/ISSN: 8571062910


Prefácio de Alessandro Baratta

Sinopse:

De maneira clara e focada, Vera Malaguti ilumina a questão do envolvimento da juventude pobre e o tráfico de drogas. A autora expõe as diferenças entre repressão ao jovem de classe média e ao jovem menos favorecido, afirma que a destruição das estruturas previdenciárias só tende a incrementar o já tão congestionado Estado penal. Deixa claro que a droga é utilizada como conforto para os jovens excluídos da sociedade neoliberal, e a necessidade de manter este vício aliada à já existente criminalização garante a introdução desse jovem no mundo do crime.

Faz referência aos projetos de descriminalização dos usuários, que transferem toda a responsabilidade para os traficantes, o que segundo ela apenas deixa mais enfatizada a criminalização (ela faz uso do conceito "demonização") das principais vítimas das injustas regras da sociedade globalizada: "a juventude pobre de nossas cidades".

Vera Malaguti Batista é socióloga, professora / UERJ / Candido Mendes e Secretária geral do Instituo Carioca de Criminologia.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog