sábado, 12 de abril de 2008

Pós-graduação para uma polícia cidadã no Rio

Capacitar agentes dos sistemas criminal e de segurança pública do Rio de Janeiro para exercerem suas atividades a partir da compreensão crítica de seu papel na sociedade, estando abertos à participação e ao controle social, é o objetivo do Curso Lato Sensu em Segurança Pública e Cidadania que começa no próximo dia 8 de maio e segue até 31 de março de 2009.



Oferecido pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e o Viva Rio no âmbito da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp), do Ministério da Justiça, o curso disseminará valores e atitudes de respeito ao cidadão, tolerância e valorização da diversidade de etnias, classe, gênero e opção sexual. O objetivo é mostrar que não existe incompatibilidade entre a eficiência no combate ao crime e a preservação da dignidade humana.



De acordo com o coordenador Antonio Rangel Bandeira, os alunos conhecerão experiências de polícias de outros países que conseguiram reduzir a criminalidade e discutirão teorias da criminologia e da sociologia sobre as causas da violência urbana e as políticas de maior sucesso na sua redução.



Eles também aprenderão a exercer mais controle sobre as armas - seu uso adequado e eficiente – e estudarão o rastreamento internacional de armamentos. “É um curso para aperfeiçoar profissionais de segurança pública para termos uma polícia mais eficiente e moderna”, explica Rangel, que é professor da Flacso e pesquisador do Viva Rio.



Segundo Ayrton Fausto, diretor da Flacso-Brasil, o curso de pós-graduação se baseia na convicção de que a formação dos atores da segurança pública inspirada nos valores democráticos e republicanos é uma ação estratégica para se mudar as doutrinas e práticas das instituições do setor, adequando-os à sociedade democrática em construção no Brasil e na América Latina.



"Este é o primeiro curso de pós-graduação nessa área da Flacso no Brasil, mas desde 1994 ela participa da formação de oficiais e praças das Polícias Militares e delegados e investigadores das Polícias Civis - especialmente no Rio de Janeiro e em Fortaleza - com o apoio do Unicef e do Ministério da Justiça", afirmou Fausto.



Prevenção e inteligência



Dentro da filosofia de polícia cidadã, a pós-graduação valorizará as medidas preventivas contra a violência e o investimento em inteligência policial para minorar os estragos produzidos pela ação policial repressiva, assim como incentivará a participação da sociedade no estabelecimento de prioridades para o policiamento local.



Entre os objetivos específicos previstos na ementa do curso estão a superação de preconceitos e o incentivo ao diálogo entre 'diferentes' para superar 'a cidade partida' entre cidadãos e excluídos, de forma a garantir segurança para todos. Também será destacada a necessidade de o profissional compreender e lidar com generosidade com os grupos sociais vulneráveis, como crianças, jovens, enfermos e terceira idade.



Outra meta do curso é incorporar nos profissionais a importância da sua missão de servidor público de atuar com honestidade e competência, ultrapassando suas demandas salariais e por plano de carreira. Os alunos também serão incentivados a trabalhar em colaboração com as demais polícias, valorizando a gestão integrada e da ação unificada da segurança pública, e a romper com o preconceito defensivo de desvalorizar o conhecimento científico e teórico na área de segurança pública, compreendendo a complexidade das causas da violência, e portanto das soluções.



O curso, de 360 horas/aula, é gratuito para servidores da área de segurança pública e sistema penal do estado do Rio de Janeiro. Das 50 vagas oferecidas, 40 serão destinadas a profissionais da área de segurança e dez aos profissionais com graduação em outras áreas. Para esses, o investimento será de R$ 2.400. O processo seletivo será composto de análise de currículo, carta de intenções, prova escrita e entrevista.



Inscrições e informações com Carlos Eduardo Alcântara Brandão pelo telefone (21) 2555-3759 ou pelo e-mail ceduardo@vivario.org.br

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog