quarta-feira, 9 de abril de 2008

Preso dorme com porco ou ao ar livre em MS





Situação da Colônia Penal Agrícola de Campo Grande horrorizou CPI; [br]parlamentares vêm a SP para verificar situação de presídios e CDPs.


Pelo menos 70 presos dormem com porcos num chiqueiro na Colônia Penal Agrícola de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. O fato foi descoberto por deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário que visitaram a unidade, de regime semi-aberto, no mês passado. Os parlamentares, que vêm hoje a São Paulo para conhecer a realidade dos presídios paulistanos, ficaram horrorizados.

Em 12 de março, o presidente da CPI, Nelcimar Fraga (PR-ES), e o relator, Domingos Dutra (PT-MA), visitaram a Colônia Penal Agrícola de Campo Grande (MS). Fraga, Dutra e outros deputados ficaram chocados com o que viram. Eles apuraram que pelo menos 70 presos dormem em redes e dividem o pequeno espaço com os porcos numa pocilga. A unidade tem capacidade para 80 detentos, mas abriga 578. Outra parte dos presidiários dorme ao ar livre.

SÃO PAULO

A CPI Carcerária reservou dois dias de sua agenda para compromissos na capital paulista. Os integrantes da comissão vêm a São Paulo num avião da Força Aérea Brasileira. Hoje, os deputados vão visitar unidades prisionais mais problemáticas. No caso, a situação é mais dramática nos Centros de Detenção Provisória. A maioria dos CDPs está superlotada: tem capacidade média para 768 presos, mas abriga, em média, 2 mil. Numa cela onde cabem 12 detentos, vivem amontoados em média 40.

As unidades mais superlotadas são os CDPs 1 e 2 do Belém e CDP de Vila Independência, na zona leste, e os CDPs 1 e 2 de Pinheiros, na zona oeste da cidade. Segundo fontes do sistema prisional, também estão superlotados os CDPs 1 e 2 de Osasco, na Grande São Paulo.

Há informações também de que os deputados vão visitar a Penitenciária Feminina de Sant?Ana, no Carandiru, zona norte, o Presídio Especial da Polícia Civil no Carandiru e o CDP 2 de Pinheiros.

PCC

Amanhã, os parlamentares realizarão audiência pública na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Na pauta da CPI, estava agendado o depoimento do detento José Márcio Felício, o Geleião, um dos fundadores do Primeiro Comando da Capital (PCC). O preso deveria falar sobre as atuações das organizações criminosas dentro dos presídios do País. Mas os deputados desistiram da idéia de ouvi-lo.

Os deputados também pretendem ouvir dois advogados presos. Deverão participar da audiência pública juízes de Varas de Execuções Criminais, promotores de Justiça, policiais e representantes de OAB, além de Defensoria Pública, Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional e da Pastoral Carcerária.


Estadão, 09/04/2008.

Um comentário:

heliopavan disse...

Fiquei chateado quando soube dessa notícia...

Acho que isso é um absurdo e não tem lugar numa sociedade civilizada.

Tomara que as autoridades ajam com celeridade e ponham fim a essa situação de tamanha degradação para os porcos, animais tão simpáticos e amistosos.

Se houver uma conta para que eu possa depositar uma doação e ajudar os porcos a conseguirem um lugar melhor, por favor, me avisem.

Abraços a todos!

Pesquisar este blog