domingo, 13 de abril de 2008

Pergunte ao entrevistador

Só porque se trata de uma entrevista de emprego não significa que você está autorizado a apenas responder. Adotar uma postura menos passiva, fazendo perguntas ao selecionador, pode até mesmo contar pontos para o candidato.

- Não há problemas em fazer perguntas. Isso pode ser visto como uma demonstração de interesse em concorrer à vaga - diz Gláucia Santos, consultora de Recursos Humanos da Catho.

Mas, antes de levantar o dedo e disparar uma saraivada de dúvidas ao entrevistador, é melhor prestar a atenção a algumas regras, alerta a especialista. A primeira: o objetivo primordial da entrevista é identificar o perfil e as características do candidato - ou seja, as perguntas não podem servir para desviar o foco da sua apresentação. Se limitar-se a apenas responder o básico pode dar impressão de desinteresse, pior é perguntar na hora errada ou fazer questionamentos inoportunos. Uma situação comum, relata Cláudia Gonçalves, consultora da Felicitá Assessoria Empresarial.

- Há pessoas que chegam com muita ansiedade e tomam conta do pedaço na entrevista - afirma.

A diretora da assessoria Lens & Minarelli, Mariá Giuliese, orienta os candidatos a centrarem as perguntas em questões sobre o cargo a ser preenchido e a própria seleção. Veja nos quadros dicas para se sair bem na entrevista, sem deixar de esclarecer suas dúvidas.


Zero Hora, 13/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog