sábado, 26 de abril de 2008

Para Niemeyer, jovens lêem pouco e só pensam em ganhar dinheiro

LUISA BELCHIOR
Colaboração para a Folha Online, no Rio

Para o arquiteto Oscar Niemeyer, 100, a juventude brasileira atual lê pouco e tem formação embasada em preceitos individualistas do capitalismo. Em palestra para alunos da Coppe (Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia) da UFRJ, na manhã desta sexta-feira, no Rio.

"No Brasil, o jovem entra para a escola superior e não lê nada além de sua área até sair de lá. Cresce como um bom médico, um bom engenheiro, mas inteiramente alheio ao que acontece na vida. Fica incapaz de conversar qualquer assunto que não seja relacionado à sua profissão", declarou Niemeyer, em palestra para comemorar os 45 anos da Coppe, da qual também participaram o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) e o presidente da Coppe e ex-presidente da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa.

Dizendo-se otimista com o governo Lula, Niemeyer disse ainda que os jovens de hoje são treinados para "só ganhar dinheiro". "Temos que lutar contra esse homem especial, que só pensa nele, em ganhar dinheiro, um homem que o capitalismo criou", disse o arquiteto, que, aos estudantes, contou que "desde jovem já estava no PC [Partido Comunista]".

"Apesar da vida burguesa, de ter missa em casa, quando eu saí pela vida, percebi que o mundo era injusto demais. Por isso entrei para o PC", disse o arquiteto.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog