terça-feira, 8 de abril de 2008

Pais não consideram escolas públicas lugares seguros

Quase metade dos entrevistados sabe de episódios de agressão física no colégio dos filhos. Desorganização e indisciplina também transmite insegurança.



Estudo conduzido pelo Instituto Fernand Braudel em parceria com a Fundação Victor Civita mostra que os pais não consideram a sala de aula um lugar seguro para os filhos. A pesquisa, divulgada na semana passada, baseou-se na opinião de pais de alunos da rede pública da cidade de São Paulo para mostrar em que medida a violência preocupa os familiares. Cerca de 44% dos entrevistados afirmam que a escola não oferece segurança aos alunos. O medo da violência é tamanho que nenhum outro tema relativo à rotina escolar ganha tanto espaço em casa quanto as brigas ou o uso de drogas no recreio. A preocupação dos pais tem respaldo na realidade e a própria pesquisa aponta isso: 45% deles relatam saber de episódios de agressão física no colégio dos filhos, 40% mencionam roubos e furtos e 32% se referem a casos de drogas no pátio. Tal insegurança é também provocada pela indisciplina e pela desorganização nas escolas. "Esse ambiente transmite a idéia de que as crianças estão desprotegidas e não sendo cuidadas", explica uma das coordenadoras da pesquisa, Patrícia Guedes.



Metrópoles – A violência não é um problema restrito às escolas públicas de São Paulo. Outras metrópoles como Londres, Nova York e na Cidade do México lidam com redes gigantescas de estabelecimentos de ensino e classes lotadas, sobre as quais é mais difícil manter o controle. Algumas delas criaram núcleos de educadores para tratar dos casos de violência, antes da alçada exclusiva da polícia. Com isso, as ocorrências em Nova York caíram 10% em apenas dois anos e o ensino melhorou.



[Revista Veja (SP), Camila Pereira – 08/04/2008]

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog