domingo, 6 de abril de 2008

No Mato Grosso do Sul, deputados encontram presos em barracas de acampamento

Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário começaram hoje (12) a visita às unidades penais do Mato Grosso do Sul. Os presídios do estado foram vistoriados pelo relator da CPI, deputado Domingos Dutra, pelo deputado Valdemir Pereira e pelo presidente da comissão, Neucimar Fraga.

Segundo Fraga, o Mato Grosso do Sul é o estado que apresenta a pior situação entre os estados já visitados pelos parlamentares. “A única presença do estado aqui é o estado de calamidade, é um retrato da vergonha, abandono, descaso durante muitos anos ao sistema carcerário do estado do Mato Grosso do Sul”, afirmou.

De acordo com ele, cerca de 700 presos ficam em um local com capacidade para 80 pessoas. Os detentos dormem em barracas de acampamento dentro de uma área agrícola que não tem cerca.

“Os presos estão aqui porque querem, não tem nada que impeça de eles irem embora, tem dois agentes penitenciários para cuidar de quase 700 presos. Humanamente é impossível fazer esse tipo de trabalho”.

Para ele, a CPI foi criada com a finalidade de investigar o sistema carcerário no Brasil. Ele afirma que o estado do Mato Grosso do Sul chamou a atenção dos parlamentares pelo alto número de detentos - em relação ao número de habitantes.

“Em média nós temos uma faixa de um a dois presos para cada grupo de mil habitantes. O Mato Grosso do Sul tem uma média de praticamente cinco a seis presos por grupo de mil habitantes. Então, são 11 mil presos para um estado com cerca de 2 milhões de habitantes.”

A Colônia Penal Agrícola, a prisão feminina Irmã Irma Zoni, a Penitenciária de Segurança Máxima Jair Ferreira de Carvalho, a Penitenciária Federal de Campo Grande foram as unidades vistoriadas pelos parlamentares.

A CPI vai atuar em parceria com o governo federal para sensibilizar as necessidades e medidas urgentes para auxiliar o governo na construção de novas unidades. “Visitaremos amanhã (13) o Mato Grosso, em seguida o estado do Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro”, afirmou.


Priscila Galvão
Da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog