segunda-feira, 7 de abril de 2008

Marinha da França persegue navio de luxo sequestrado por piratas

A Marinha francesa está acompanhando de perto um navio de luxo que foi tomado por piratas na costa da Somália, mas ainda não tentou interceptar a embarcação, disse um porta-voz militar francês neste sábado (5).

Piratas invadiram o navio Ponant na sexta-feira e fizeram os 30 membros da tripulação, a maioria cidadãos franceses, reféns. Como resposta, o governo francês enviou forças navais para o local.

"O Ponant está navegando perto da costa da Somália. Ele está sendo constantemente seguido e observador por uma embarcação da Marinha francesa", disse o porta-voz das Forças Armadas Christophe Prazuck.

"O barco (da Marinha) está observando o que acontece a bordo do Ponant e está mostrando que nós estamos presentes e constantemente acompanhando o que está acontecendo com nossos compatriotas", disse ele à rádio France Info.

O militar informou que não houve nenhuma tentativa de interceptação ao navio de luxo, que navegava de Seychelles para o Mar Mediterrâneo quando foi tomado no Golfo de Aden. "Uma vez que os piratas e bandidos estão a bordo do barco, você fica numa situação que é muito parecida com a situação de um refém, que precisa de uma abordagem muito especializada e de pessoas muito bem treinadas", disse ele.

Prazuck disse acreditar que os piratas queiram algum resgate, mas que não sabia se eles teriam feito alguma exigência específica.

O navio de três mastros é de propriedade da Compagnie des Iles du Ponant. A embarcação pode levar 64 passageiros em 32 cabines, mas não tinha nenhum turista a bordo no momento do ataque.


Gazeta do Povo, 07/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog