quinta-feira, 10 de abril de 2008

Loja londrina vende cafezinho extraído de fezes de gato por R$168.

Uma loja de departamentos em Londres está vendendo um café gourmet que traz em sua mistura grãos tirados de fezes de um tipo de gato selvagem por 50 libras (R$168) a xícara.

Chamado de Caffe Raro, a bebida é uma combinação de dois dos mais raros grãos de café do mundo -o Jamaican Blue Mountain e o Kopi Luwak, cuja produção é de cerca de 230 quilos por ano.

"Esses grãos raros foram torrados juntos de forma artesanal por cerca de 12 minutos para maximizar o potencial de cada café", disse David Cooper, especialista responsável pela criação da mistura.

Cooper acredita que esta é primeira vez que os dois grãos são combinados para preparar a bebida.

O café está sendo vendido em pacotes de 100 gramas e em xícaras por tempo limitado na loja Peter Jones, que pertence a rede John Lewis, uma das mais conhecidas de lojas de departamento em Londres.

O lucro levantado pelas vendas será repassado para a Macmillan Cancer Support, que trata de pacientes com câncer.

"O mais caro"

O Kopi Luwak é considerado o café mais raro do mundo. É originário da Indonésia e seus grãos são recolhidos das fezes de um animal local, o civeta, ou gato-de-algália, um felino selvagem que se parece com o gambá. Por causa de seu olfato aguçado, o animal ingere apenas os frutos mais doces e avermelhados do café, que são excretados junto com as fezes.

Os grãos são recolhidos por trabalhadores locais nas plantações e depois torrados.

A revista americana "Forbes" classificou o Kopi Luwak como o café mais caro do mundo em um ranking publicado em 2007.

Recentemente, o café teve certa projeção internacional graças ao filme Antes de Partir, em que Jack Nicholson interpreta um milionário doente em fase terminal que não abre mão de sua xícara de Kopi Luwak diária e leva a cafeteira especial para preparar o café até para o seu quarto de hospital.


BBC, 10/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog