quinta-feira, 24 de abril de 2008

Irã constrói barreiras na fronteira para impedir tráfico de drogas

O Irã, rota de passagem da droga que sai do Afeganistão e Paquistão para Europa e golfo Pérsico, tem construído barreiras em sua fronteira com esses dois países para impedir a infiltração de traficantes de drogas em território iraniano.

Segundo a agência Irna, o assessor do chefe do Departamento para a Luta Antidroga iraniano, Mohamad Reza Yahani, explicou que Teerã fechou nos últimos dois anos 25% de sua fronteira leste por meio de construção de "muralhas, diques, canais de água e cercas de arame farpado".

"Começamos a completar o fechamento dessa fronteira após receber um novo orçamento para esta operação", acrescentou.

A Província de Sistan e Baluchistão, que faz fronteira com o Afeganistão e Paquistão, é um importante reduto de contrabandistas de entorpecentes, e são freqüentes os confrontos entre a polícia iraniana e supostos traficantes de drogas nessa região.
As autoridades calculam em 13 mil o número de policiais iranianos mortos em confrontos com traficantes nos últimos 30 anos, especialmente nessa Província.

Em 8 de Abril, a polícia iraniana anunciou a morte de 46 supostos traficantes em choques com as forças antidrogas em todo o país durante as festas do Nowruz, Ano Novo iraniano, que começou em 20 de março e durou duas semanas.

No mesmo período, foram apreendidas mais de 17 toneladas de entorpecentes e mais de 1.300 supostos traficantes foram detidos em todo o país, anunciou a agência Irna.


Folha Online, 24/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog