sábado, 26 de abril de 2008

Holanda quer proibir cogumelos alucinógenos





O governo da Holanda quer proibir a venda de cogumelos alucinógenos no país, depois que acidentes relacionados ao produto, principalmente envolvendo turistas, quase dobraram nos últimos quatro anos.
A expectativa é que a proposta conte com o apoio da maioria do parlamento. Mas o prefeito de Amsterdã, Job Cohen, da oposição, é contra a proposta.

Os cogumelos são vendidos na Holanda nas chamadas Smart Shops, que vendem drogas “herbais”, como guaraná e gingko biloba, entre outras.

A associação dos proprietários das Smart Shops acredita que a proibição à venda dos cogumelos, conhecidos na Holanda como paddos, vai ter efeitos adversos.

De acordo com o Instituto de Saúde Mental, os proprietários alegam que os cogumelos – que contêm o ingrediente alucinógeno psilocibina – só são perigosos quando tomados junto com álcool ou outras drogas.

A decisão do governo foi tomada depois que uma jovem francesa de 17 anos morreu ao pular de uma ponte em Amsterdã, no ano passado - mas não foi estabelecida nenhuma ligação formal entre a morte da menina e os cogumelos.

A proibição do cultivo e do uso dos cogumelos significa que a maioria das Smart Shops terá que fechar, já que, segundo os proprietários, os usuários vão passar a comprar os cogumelos desidratados, que já são ilegais no país.

O prefeito Cohen propôs um meio-termo: os turistas teriam que pegar informações sobre os cogumelos nas Smart Shops, e só três dias depois seriam autorizados a comprá-los nas lojas.

Com a informação, eles saberiam dos riscos de consumir o cogumelo com álcool e outras drogas, diz o prefeito.


BBC Brasil, 26/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog