domingo, 27 de abril de 2008

Gafes imperdoáveis na entrevista

O dicionário define o termo gafe como "indiscrição involuntária", algo que a pessoa diz sem pensar e provoca um efeito negativo imediato.
Há candidatos que reduzem a zero as chances de conquistar uma vaga por terem cometido erros de português, usado gírias ou mesmo termos ofensivos para definir o último emprego ou empregador.

"Aparecem pessoas que mentem sobre cursos e escolariade, esta é uma gafe que não tem desculpa", comenta a consultora de Recursos Humanos, Nádia Cristiane Capelloto. Os erros e vícios de português (ou gírias) também são imperdoáveis. Evite dizer "tipo assim", "véio", "meu" ou "cara"; expressões erradas como "em nível de", "seje"; ou usar os verbos de forma incorreta.

Interrupções

Outras duas situações lamentáveis são mascar chiclete e atender o celular no momento da entrevista. O movimento de mascar chiclete soa desrespeitoso, é vulgar.

"Sobre o telefone, conforme o toque (risadinhas de bebê, mixagens engraçadas), a situação fica engraçada e a pessoa perde credibilidade", diz o também consultor de RH, Fábio Edson Besciak.

Caso o telefone tenha sido esquecido ligado, desculpe-se e desligue imediatamente.


O Diário do Norte do Paraná, 27/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog