terça-feira, 15 de abril de 2008

Fome!





O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, afirmou ontem que a crescente crise causada pelo aumento do custo dos alimentos atingiu proporções de emergência no mundo.

Segundo ele, o problema pode minar os avanços obtidos em sete anos de progresso na luta contra a pobreza global.

O sul-coreano pediu medidas emergenciais rápidas em diversas regiões do mundo para evitar a fome.

Além disso, acrescentou que é necessário um esforço de longo prazo para se aumentar significativamente a produção de alimentos.

“A ONU deve examinar os modos de liderar um processo para formular respostas de curto e longo prazos para esses problemas globais”, enfatizou Ban.

O secretário-geral ecoou declarações do presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, que pediu no domingo um rápido aumento nos aportes para o programa da ONU de combate à fome. Para Zoellick, é necessário que os países enviem US$ 500 milhões (R$ 845 milhões) para esse programa até 1º de maio.

A porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, afirmou nesta segunda-feira que o presidente dos EUA, George W. Bush, ordenou uma revisão do governo sobre o tema. Segundo Dana, a intenção do norte-americano é prover mais auxílio a países afetados pelo crescente aumento dos preços dos alimentos, que geram além de fome violência.

Segundo ela, Bush está “muito preocupado” com as crises no Haiti, Egito e Filipinas, entre outros países.

Ela disse ainda não ter nenhuma medida oficial, mas que algo nesse sentido seria anunciado em breve.


Hoje Notícias, 15/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog