terça-feira, 15 de abril de 2008

Exploração sexual infantil: responsáveis devem ficar atentos a marcas no corpo, mudança no comportamento, e sexualidade atípica

RIO - O principal indício de que a criança ou adolescente é vítima de pedofilia é a mudança no comportamento, afirmam especialistas no assunto entrevistados pelo O GLOBO ONLINE. (Infográfico: veja como proteger as crianças na internet) Quando o crime acontece dentro de casa, ou em local próximo, ainda podem ser constatadas diferenças na sexualidade da criança, infecções e marcas no corpo, segundo Cláudio Augusto Vieira, psicólogo da Associação Nacional do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Amced).

- O abusador é uma pessoa próxima da criança e do adolescente, essa é a regra geral . Há sinais físicos e, principalmente, comportamentais. A criança fica muito mais arredia, tem maior dificuldade de sociabilidade no ambiente escolar, no ambiente onde vive. O adulto deve tentar conversar com a criança, dependendo do grau de contato com ela. Se confirmada a suspeita, ele deve denunciar.

De acordo com a delegada Renata Teixeira, da Delegacia de Crimes contra a Criança e Adolescente Vítima (Dcav), do Rio de Janeiro, cerca de 80% das vítimas se afastam do agressor. Ela afirma que deve ser observado se a criança apresenta infecções, dores. A melhor forma de denunciar, segundo a delegada, é procurar as delegacias especializadas ou ligar para o disque 100 - serviço de denúncia anônima coordenado e executado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR).

Renata ressalta a existência de dois tipos de abuso: o intra-familiar e aquele que acontece fora de casa. Quando o abuso é intra-familiar, a pessoa que denuncia mora com a vítima, o ideal é procurar a delegacia. Nesse caso, é obrigatória a presença de um representante legal. O menor será ouvido e, se confirmada a denúncia, o agressor será intimado. Já nos casos em que o relator é um vizinho, por exemplo, a melhor forma de denunciar é o disque 100.

A delegada aponta a importância de escolher um órgão específico para denunciar, em vez de fazer o registro em diversos locais:

- A pessoa tem que optar por um serviço, e cobrar dele, focar em um processo. Ela não deve fazer milhões de denúncias, senão ela se perde, e nada funciona. O disque 100 é mais direcionado. A pessoa também pode procurar a Vara da Infância, o Ministério Público, mas vai fazer um caminho mais longo. Todos acabam desembocando aqui.

"O abusador é uma pessoa próxima da criança e do adolescente, essa é a regra geral."


O Globo Online, 15/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog