quinta-feira, 10 de abril de 2008

Estudo de antropóloga mostra que homens estão sujeitos à violência doméstica

antropóloga Amanda de Oliveira constatou que homens com mais de 60 anos também sofrem algum tipo de agressão doméstica ou ameaça.

Ela levantou dados de um distrito policial de uma cidade de médio porte do interior de São Paulo para sua dissertação de mestrado, defendida na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Dos 2.039 boletins de ocorrência registrados no DP no ano de 2004, 3% se referiram à violência cometida contra homens com mais de 60 anos. Essas vítimas eram, em sua maioria, aposentados, casados e tinham até 69 anos. "Esses idosos não eram dependentes, como poderia se pensar, mas autônomos e donos de bens", diz a pesquisadora. As denúncias foram feitas principalmente contra os filhos. Oliveira conta que a maioria dos casos de violência familiar foram motivados por discussões sobre bens e dinheiro da aposentadoria. "Isso contraria os estudos sobre violência doméstica, que não apontam relação entre a agressão e motivos financeiros", acrescenta.

Também como parte da pesquisa, ela analisou a documentação da delegacia da mulher da mesma cidade. Verificou que 4% dos 2.247 BOs foram registrados por mulheres com mais de 60 anos. Assim como ocorreu entre os homens, a maioria das agressões vieram de familiares, mas, neste caso, principalmente dos companheiros (21% dos casos).


Folha Onlie, 10/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog