domingo, 6 de abril de 2008

Depen busca investimento em informação para tentar melhorar sistema carcerário

O investimento em informação pode ajudar a melhorar o sistema carcerário brasileiro. A opinião é do diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Maurício Keuhne. “Poderemos avaliar o risco real de cada preso fazendo observações psiquiátricas, psicológicas, familiar, e uma avaliação do comportamento do egresso durante o primeiro ano dele fora da cadeia”, diz Keuhne.

Em 2004, o Depen lançou o Sistema de Informações Penitenciárias - InfoPen, um programa de coleta de dados, com acesso via internet, alimentado pelas secretarias estaduais com informações sobre os estabelecimentos penais e a população prisional. De acordo com Keuhne, o trabalho de registro desse tipo de informação não era feito e as políticas públicas eram baseadas no “chute”. Ele diz que o Infopen vai permitir fazer também uma classificação dos presos mais e menos perigoso para que eles não fiquem misturados.

O Poder Judiciário também vai ter um sistema de informações. De acordo com o juiz Maurício Kieling, da Corregedoria Nacional de Justiça, um sistema já foi desenvolvido para receber informações de juízes mensalmente – que devem fazer visitas aos presídios e cadeias para abastecer o sistema. “Isso vai gerar um banco de dados e relatórios. Esse detalhamento vai dar um panorama para que se possam tomar as medidas”, explica Kieling.

Ele ressalta o papel que os juízes têm na ressocialização dos presos. “O juiz é a última chance de um homem quando ele é preso. Quando ele chega diante do juiz é porque todo o resto já falhou: a escola, a família, a sociedade. Daí a importância do papel desse juiz”, afirma.


Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog