sábado, 12 de abril de 2008

Conter assassinatos é o desafio no Estado

Números da crimimalidade em março mostram que homicídios, latrocínios e furtos de carros estão em alta, enquanto roubos de carros e furtos e roubos em geral estão em queda

Apresentado ontem pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), o levantamento sobre a criminalidade no Estado revela o crescimento no número de homicídios, latrocínios (roubo com morte) e furtos de veículos em março, em comparação com o mesmo período de 2007.

Mas o estudo também traz boas notícias para os gaúchos: a queda de outros indicadores, como roubos em geral, roubos de veículos e furtos, além do aumento no número de traficantes presos.

- Reduzir os homicídios no Estado continua sendo uma prioridade da secretaria - afirmou o secretário-adjunto da Segurança Pública, Dagoberto Albernaz Garcia.

As estratégias para reduzir o número de mortes no Estado ao longo de 2008 devem ser baseadas na análise feita dos crimes ocorridos no primeiro trimestre do ano, quando, em média, quatro pessoas foram assassinadas por dia.

A pesquisa revelou os perfis de vítimas e agressores, assim como os locais e os horários de maior incidência de crimes. Entre as informações, está a de que em 75,62% dos assassinatos as vítimas foram mortas por armas de fogo.

- Isso, por exemplo, mostra que ainda temos muitas armas legais e ilegais nas ruas - avaliou o secretário-adjunto.

Desarticular quadrilhas é uma das estratégias contra crimes

Para a SSP, o comemorado aumento das prisões de traficantes em março pode trazer resultados a médio prazo no combate a outros crimes. A idéia é de que a desarticulação de quadrilhas possa diminuir o número de assassinatos nas cidades da Região Metropolitana decorrentes de briga entre grupos rivais.

- O combate ao tráfico de drogas é um meio de se reduzir os homicídios - disse ele.

A queda no número de roubos de veículos segue tendência já revelada nos primeiros meses do ano. Foram roubados, em março, 125 veículos a menos do que em março de 2007.

A surpresa negativa ficou por conta do aumento dos furtos de veículos. Esse tipo de crime vinha em queda, em números totais anuais, desde 2004.

- Sabemos que operações da Brigada Militar têm dado resultado, reduzindo os números totais de roubos e furtos de veículos, mas devem ser intensificadas - adiantou Garcia.


Zero Hora, 12/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog