domingo, 13 de abril de 2008

Confira o que diz o manual “Enfrentamento dos Maus-tratos contra a Criança e o Adolescente”

Os tipos

Violência física: de tapas a agressões com objetos e queimaduras.

Violência psicológica: rejeição, depreciação, discriminação ou punições exageradas.

Violência sexual: sexo induzido ou forçado, não necessariamente com conjunção carnal.

Negligência: omissão nos cuidados à criança e ao adolescente.

Grupos de risco

•Crianças não desejadas. •Crianças cujos vínculos com os pais foram desfeitos em algum momento da vida. •Crianças que não atendem à expectativa dos pais. •Filhos de outros relacionamentos. •Filhos com comportamento difícil. •Crianças hiperativas. • Crianças com doenças crônicas ou deficiência.

Violência ou acidente?

Machucados. Fraturas acidentais são incomuns em crianças abaixo de quatro meses. Crianças que não andam raramente machucam as pernas. Casos em contrário são indicativo de agressão.

Quebra. A história contada pelos pais não corresponde ao tamanho da lesão. Dificilmente um osso longo, como o fêmur, quebra numa queda de berço.

Demora. Atraso na procura de atendimento é indício de que algo de anormal pode ter acontecido na família.

Contradições. Se cada membro da casa conta uma história há probabilidade de lesão intencional.

Quadro de fraturas. Radiografias podem acusar calos ósseos, indicando agressões em outros momentos e feitas com freqüência.

Observar

Pele. Costuma ser a área mais atingida pelos maus-tratos, trazendo hematomas, arranhões e queimaduras.

Sinais. Corpo da criança pode trazer marcas de fivelas, de sola de chinelo, pontas de facas, sinais de arcada dentária e de chupão ou marcas deixadas por cigarro.

Fraturas. São típicas de agressão as que ocorrem perto das articulações, como o cotovelo; costelas; clavículas e coluna vertebral. Fraturas de crânio são provocadas por socos ou arremesso contra o chão ou a parede.

Outras. Hemorragias pode sem causadas por sacudidas violentas. Outras agressões comuns são na região do ouvido – atingido por tapas – e olhos, machucados por objetos lançados.

Perfil

Características da criança e do adolescente agredido: passividade, silêncio, isolamento, hiperatividade, insegurança, apego exagerado a alguém da família; queda no desempenho escolar.


Gazeta do Povo, 13/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog