quarta-feira, 9 de abril de 2008

Camiseta "eu fui estuprada" causa polêmica nos EUA

Uma camiseta com os dizeres "eu fui estuprada", lançada como parte de um projeto de conscientização nos Estados Unidos, está causando polêmica no país.

O lançamento da camiseta, idealizada pela Jennifer Baumgardner, uma conhecida escritora feminista americana, faz parte projeto criado para alertar a sociedade sobre o estupro.

Criada pelo artista Vinnie Angel, a camiseta mostra um bilhete com a inscrição dentro de um cofre aberto e faz parte do projeto "I was raped" (fui estuprada, em tradução livre), que será composto ainda por um documentário que irá contar a história de dez vítimas de estupro --nove mulheres e um homem.

"A intenção é chamar a atenção para o fato de que o estupro, apesar de ilegal, ainda é incrivelmente comum e uma experiência silenciada na nossa sociedade", disse Baumgardner à BBC.

Ela afirmou que sua irmã foi vítima de estupro e que usar a camiseta seria "uma forma de quebrar o silêncio que possibilita que a prática do estupro seja tão comum".

Polêmica

O projeto recebeu várias críticas. Quando a história sobre o lançamento da camiseta foi publicada no jornal americano "New York Times", na semana passada, provocou uma avalanche de centenas de e-mails e comentários enviados por dos leitores no site da publicação na internet.

Vários leitores afirmavam que Baumgardner estaria tentando apenas causar polêmica para se promover e divulgar seu trabalho literário. Algumas vítimas de estupro também se manifestaram, dizendo que preferiam guardar a experiência para si.

Baumgardner, no entanto, disse à BBC que recebeu várias respostas positivas de pessoas que teriam sido estupradas.

"Não estou obrigando ninguém a usar as camisetas e não pesquisei para saber das críticas, mas posso dizer que várias sobreviventes de estupro entraram em contato comigo em agradecimento porque entenderam o objetivo da idéia", afirmou.

As camisetas estão sendo vendidas pela internet no site Scarleteen por US$ 25 (R$ 42). A renda da venda das camisetas será revertida para a manutenção do site, que oferece educação sexual para adolescentes.

Em 2003, a escritora e ativista havia lançado um projeto similar, mas direcionado às mulheres que teriam feito um aborto. "I had an abortion" (fiz um aborto) causou polêmica nos Estados Unidos.

Os críticos a maioria contrários ao aborto afirmavam que a camiseta representava uma atitude de indiferença em relação a um problema que deveria ser tratado com mais seriedade.


BBC, 09/04/2008

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog