terça-feira, 22 de abril de 2008

Bope hasteia bandeira na Vila Cruzeiro





RIO - Uma semana depois de iniciar a ocupação da Favela Vila Cruzeiro, na Penha, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) hasteou uma bandeira preta nesta segunda-feira na parte mais alta do morro, para comemorar a expulsão dos traficantes de drogas ( clique aqui e assista ao vídeo ). Segundo os policiais, desde a última sexta-feira não acontecem confrontos e, segundo informações do serviço de inteligência da Polícia Militar, os traficantes da Vila Cruzeiro teriam fugido para se esconder em favelas da mesma facção, possivelmente no Complexo do Alemão, Mangueira e Cidade de Deus.

A cerimônia de hasteamento da bandeira contou com a presença de 40 homens, que comemoraram o feito com o grito de guerra característico dos homens de preto: "Caveira!".

- É o símbolo da ocupação plena do Bope. Nós assumimos totalmente a comunidade. Diante do Bope, o marginal sabe que precisa sair enquanto está vivo. A gente veio para fazer essa limpeza e libertar os moradores de bem. No momento, eles não estão mais na Vila Cruzeiro - explicou o tenente Dias, que comandou as equipes.

A bandeira preta, com o símbolo da caveira, foi hasteada na laje de uma casa em frente ao Grupamento de Policiamento em Áreas Especiais (Gpae) da Vila Cruzeiro, onde o Bope montou acampamento. Segundo os policiais, a moradora da casa emprestou a laje até o fim da ocupação. Procurada, ela preferiu não falar, mas confirmou a informação.

Para levantar a bandeira, os policiais primeiro tentaram usar um pedaço grande de bambu, transportado dentro do carro blindado, que quebrou no meio. Os policiais, então, estenderam a bandeira na parede e nesta terça-feira devem hastear uma outra, menor. A intenção é fazê-la tremular no alto da Vila Cruzeiro.

- O morro está calmo. Não está mais tendo tiroteio. É o Bope que está dominando agora - explicou o tenente Dias.
Ocupação é diária

Desde a última terça-feira, o Bope mantém pelo menos 80 homens na Vila Cruzeiro e conta com o apoio do Batalhão de Choque e do 16º BPM (Olaria) para proteger a região. Segundo os oficiais, a ocupação não tem prazo determinado para terminar.

Durante a segunda-feira, os policiais destruíram barreiras construídas pelos traficantes de drogas. Na Praça do Cruzeiro os policiais derrubaram um muro de concreto que era usado como escudo. No local, moradores aproveitaram a presença da imprensa e protestaram. Segundo eles, a favela está sem luz porque a PM teria atirado no transformador. A informação não foi confirmada pelas autoridades.

"Marginal sabe que precisa sair enquanto está vivo"

"É o Bope que está dominando agora"


Extra Online, 22/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog