domingo, 6 de abril de 2008

As duas faces da mesma moeda

Em Maringá, convivem lado a lado o melhor e o pior do sistema carcerário. A Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) foi inaugurada em 1996 e é considerada modelo. Nela, os presos participam de projetos como o "Cultivar", que fornece treinamento para produção de mudas. Ou o "Visão de liberdade", no qual os detentos produzem material informativo para deficientes visuais, desde livros em braille até CDs.

Além disso, são disponibilizados educação formal (ensino fundamental) e cursos profissionalizantes - garçom, operador de trator, jardinagem, cabeleireiro, cozinha executiva, aplicação de defensivos e mecânica de automóveis são alguns deles. Até mesmo o pagamento de benefícios como Fundo de Garantia e PIS são efetuados. No mês passado, a Caixa Econômica Federal foi à PEM para fazer o pagamento do Programa de Integração Social (PIS) a 37 detentos.

"Isso faz toda a diferença", garante a professora da UEM, Amália Donegá. "A grande maioria dessas pessoas é pobre e, quando caem no sistema carcerário, chegam com histórico de falta de profissionalização e orientação", acrescenta.

Ela usa como exemplo o modelo de profissionalização em panificação, adotado por algumas penitenciárias. "É um sucesso. Eles aprendem a fazer pão e, quando saem, têm uma vontade enorme de trabalhar numa panificadora", afirma. "Faz uma diferença enorme qualquer pequena iniciativa, mas hoje elas são tão pequenas que acabam produzindo efeitos mínimos", lamenta.


Superlotação

O outro lado da moeda em Maringá é a 9ª Subdivisão Policial (9ª SDP), que foi interditada por decisão judicial. Lá, cerca de 530 presos estão amontoados em 38 celas, num espaço projetado para 154 detentos.

Aliás, muitos deles já foram julgados e deveriam estar há muito tempo em uma penitenciária. Também em Sarandi o problema se repete: a carceragem da delegacia da cidade abriga 175 presos onde caberiam, em tese, apenas 46. O Centro de Detenção Provisória (CDP) deve ser inaugurado no final deste mês, segundo a Secretaria de Estado da Justiça.


O Diário do Norte do Paraná, 06/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog