quinta-feira, 17 de abril de 2008

Após rebelião em presídio, polícia de Ribeirão Preto não tem para onde mandar presos

A polícia não tem para onde mandar as pessoas presas em Ribeirão Preto, cidade a 319 quilômetros da capital, após a rebelião que destruiu as celas do Centro de Detenção Provisória (CDP) na semana passada. Os presos na cidade estavam sendo encaminhados para a cadeia de Santa Rosa de Viterbo, que ficou lotada. Com isso, uma decisão judicial proibiu novas transferências.

Devido a essa situação, os presos estão ficando detidos provisoriamente nos distritos policiais, enquanto aguardam vagas. Segundo o delegado seccional de Ribeirão Preto, Rafael Rabinovici, a polícia está pesquisando no sistema prisional para saber aonde mandar os presos custodiados nos últimos dias na cidade.

- Não podemos deixar de cumprir a decisão constitucional. Quando um preso autuado em flagrante é levado a uma delegacia, a lei precisa ser cumprida - disse.

Representantes de entidades civis e dos direitos humanos ainda aguardam uma autorização da secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo, para entrarem no CDP. A rebelião ocorrida na última sexta-feira deixou dois presos mortos.

Os detentos do local alegaram más condições, maus-tratos e abuso de autoridade, além de superlotação.


O Globo Online, 17/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog