domingo, 27 de abril de 2008

Apreensão de CDs e DVDs piratas cresce 170% no 1º trimestre

Unidas há um ano no Brasil em uma associação antipirataria, as indústrias da música e do cinema divulgaram ontem os dados do combate à ilegalidade no primeiro trimestre deste ano e celebraram o aumento das apreensões e condenações.

Em 822 operações realizadas de janeiro a março em todo o país (contra 448 no primeiro trimestre de 2007), foram apreendidos cerca de 11 milhões de mídias piratas (CDs e DVDs, com ou sem conteúdo).

Esse total representa um aumento de quase 170% em relação ao mesmo período do ano passado e mais de R$ 100 milhões em mercadorias ilegais.

Os dados da APCM (Associação Antipirataria de Cinema e Música), que une a Associação Brasileira de Produtores de Disco e a Motion Picture Association (representante de seis grandes estúdios de cinema dos EUA), mostram que a região Sul concentra o maior número de apreensões (mais de 7 milhões de mídias), apesar de receber apenas 25,5% das operações contra os piratas.

A justificativa, segundo as entidades, está nas fronteiras com os países vizinhos.

"Grande parte dos insumos para a pirataria ainda vem do Paraguai", disse Márcio Gonçalves, diretor antipirataria para a América Latina da MPA.

"Também conseguimos, com o apoio das autoridades, apreender no primeiro trimestre um grande carregamento vindo do Uruguai."

O Sudeste, local de mais da metade das operações antipirataria, responde por 25% das apreensões (pouco menos de 3 milhões de unidades).

Condenações

As 50 condenações judiciais no primeiro trimestre deste ano indicam tendência de crescimento --em 2007, foram 150 no total (223 pessoas).

"Ficamos otimistas porque esses números mostram que o Judiciário está encarando com mais rigor a pirataria", afirmou Márcio Gonçalves.

Segundo ele, o alvo dos processos são "fabricantes e vendedores" de material pirata --para o consumidor, a entidade diz que a prioridade são campanhas educativas.

Além do comércio de CDs e DVDs ilegais, a indústria também voltou sua atenção para o aumento da pirataria on-line (como o download ilegal de filmes), que acompanha o crescimento da internet no país, e de usuários com conexão de banda larga.

O número de notificações a sites e provedores que abrigam produtos ilegais, nesses primeiros três meses, representou 25% do total do ano passado.

Além disso, a quantidade de links ilegais retirados do ar aumentou quase 240% em relação ao total de 2007.

O filme mais pirateado na internet em 2008 foi "O Gângster", de Ridley Scott (1.876 links), seguido pela comédia "A Hora do Rush 3" (1.035) e por "Duro de Matar 4" (735).


Folha de São Paulo, 27/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog