domingo, 23 de fevereiro de 2014

Escolas estaduais discutem o tema

Todas as escolas estaduais de São Paulo realizaram, ontem, eventos e atividades para chamar atenção para os perigos do bullying. Palestras e atividades lúdicas foram apresentadas para promover o debate com os pais e alunos sobre as formas de reduzir as ocorrências deste tipo de assédio. Na região são 269,5 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino que conta com 206 unidades.

Na escola professor Antônio Cordeiro, Parque das Laranjeiras as atividades foram até às 15h. Com 1,2 mil alunos estudando em três turnos, a escola preparou palestras sobre o tema. A adesão dos pais foi considerada baixa pela direção da escola mas quem foi gostou. Mãe de um casal de adolescentes, a contadora Márcia Bera, 37, aprovou a atividade e acredita que deveriam acontecer mensalmente. Ela lembra que os pais nem sempre sabem o que acontece com os filhos no ambiente escolar e a proximidade com professores e outros pais é uma forma de fortalecer a rede de proteção das crianças e adolescentes.
Para a vice-diretora da escola, Rosina Maria Delanhesi a maior parte dos casos podem ser resolvidos por meio de conversas. "Temos que trabalhar isso diariamente e a participação dos pais é fundamental", ponderou. Além das ações de combate ao bullying, os pais puderam aproveitar a oportunidade para conhecer a estrutura das escolas e os professores.
A rede estadual de ensino fechou o ano de 2013 com 2.884 professores-mediadores, profissionais que passaram por cursos de capacitação e aplicam práticas restaurativas e de mediação de conflitos no ambiente escolar e um dos temas mais trabalhados por estes docentes é o bullying (por 88% dos docentes). Na região de Sorocaba, eram 280 docentes em atuação.
Notícia publicada na edição de 23/02/14 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 007 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog