Relatório da Oxfam revela que desigualdades se agravaram e apela à criação de políticas mais eficazes para combater o fosso entre ricos e pobres.
Metade da riqueza total do mundo está nas mãos de apenas um por cento da população, conclui um relatório da organização internacional Oxfam.
O relatório revela ainda que sete em cada dez pessoas vivem em países onde as desigualdades económicas se agravaram nos últimos 30 anos, além de sublinhar que a soma da fortuna das 85 pessoas mais ricas do mundo é equivalente à riqueza da metade mais pobre da população.
Na base deste documento, a que foi dado o nome "Working for the few" (qualquer coisa como "Trabalhando para uma minoria"), estão dados do Fórum Económico Mundial e do Credit Suisse de 2013.
Para a Oxfam fica também evidente que as pessoas não confiam que as desigualdades, em qualquer das suas formas, possam acabar. O sentimento é o de que as leis são feitas para beneficiar os mais ricos, lê-se no relatório, que cita uma pesquisa realizada em seis países - Espanha, Brasil, India, África do Sul, Reino Unido e EUA.
Aproveitando a realização do Fórum Económico Mundial em Davos, a Oxfam apela à adoção de políticas que combatam a cada vez maior separação entre ricos e pobres, e chama a atenção para os potenciais riscos do agravamento deste fosso.
Fonte: Expresso. 21.01.2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário