quarta-feira, 28 de abril de 2010

Presos vão poder se comunicar por sistema virtual

Uma tela semelhante a de um computador vai encurtar a distância entre os detentos e seus familiares. É o que pretende o Projeto Visita Virtual e Videoconferência Judicial, desenvolvido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça. Com investimento de R$ 1 milhão, um equipamento chamado Codex reproduz som e imagem possibilitando que  presos se comuniquem com suas famílias.
Os terminais já estão instalados em quatro penitenciárias federais e em cada uma das 27 Defensorias Públicas da União, localizadas em todos os estados e no Distrito Federal. No primeiro teste, um preso de Catanduvas, no Paraná, falou com a mãe, que estava no Amazonas. "É um direito dos presidiários. Nesse aspecto, a lei de execuções penais não diferencia o preso de alta periculosidade do de baixa periculosidade", declara Wilson Damásio, diretor do Sistema Penitenciário Federal.
Até o início de junho, o sistema vai funcionar nos complexos penitenciários federais localizados em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN). As visitas poderão ser solicitadas pelos 479 detentos do sistema e agendadas a cada 15 dias.
A tecnologia de reprodução de imagem e som em uma tela de 15 polegadas tem o mesmo efeito dos sites de bate-papo. A diferença é em relação à transmissão de dados. A conexão é estabelecida por meio de uma rede segura. "A imagem e o som trafegam em uma rede VPN. Por dentro dela, não circulam outras informações", explica André Luiz Cunha, diretor de Políticas Penitenciárias do MJ.
 
Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Justiça.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog