segunda-feira, 1 de agosto de 2016

"Apenas 1 em cada 100 pessoas" é resgatada do tráfico humano

Informação é chefe do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, Unodc, em Nova York; para o diretor-geral da agência, este é um "crime parasita"; 30 de julho é o Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas.
Foto: Unodc – Ilustração: Rádio ONU
Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.
"Apenas 1 em cada 100 pessoas é resgatada do tráfico humano", de acordo com a chefe do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, Unodc, em Nova York.
Simone Monasebian disse à Rádio ONU que "todos os países são destino, trânsito ou origem" do tráfico humano, um "negócio" que movimenta "bilhões de dólares". Este sábado, 30 de julho, é o Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas.
Brasil
De Brasília, o analista de programa do Unodc no Brasil, Gilberto Duarte, falou sobre as ações que a agência tem feito para combater o crime no país. Ele afirmou que o Unodc vem trabalhando com o governo brasileiro no área desde 2002.
"Ultimamente nós temos feito uma série de treinamentos (…) além disso, nós contamos com a Ivete Sangalo, que nos ajuda a disseminar mensagens de prevenção ao tráfico de pessoas. Nós destacamos também a semana de mobilização que acontece todos os anos na semana do dia 30 de julho. Esta semana, por exemplo, a Defensoria Pública da União lançou aqui no Brasil um concurso de redação, em parceria com o Unodc e outras instituições, que é voltado para estudantes de escolas públicas."
Para o especialista, essa é uma forma "muito interessante de levar o tema para debate nas escolas".
Crime Parasita
Para o diretor-executivo do Unodc, o tráfico humano é um "crime parasita que se alimenta de vulnerabilidade, prospera em tempos de incerteza e lucra com inação".
Em mensagem sobre a data mundial, Yury Fedotov afirmou que "criminosos se aproveitam de pessoas passando necessidade e sem apoio e vêem os migrantes, especialmente crianças, como alvos fáceis para exploração, violência e abuso".
Crises Humanitárias
Fedotov ressaltou que "conflitos armados e crises humanitárias expõem as pessoas presas no fogo cruzado a um risco maior de serem traficadas para exploração sexual, trabalho forçado, remoção de órgãos, servidão e outras formas de exploração".
Segundo o chefe do Unodc, o relatório do Escritório, que será lançado este ano, destaca a ligação entre o tráfico humano e os fluxos de refugiados de países incluindo Síria a Eritreia e envolvendo refugiados Rohingya do Mianmar e Bangladesh.
Fundo e Convenção
Fedotov pediu aos governos que ratifiquem e implementem a Convenção da ONU contra o Crime Organizado Transnacional e seus protocolos sobre tráfico e contrabando de migrantes para proteger as vítimas e promover a cooperação internacional necessária para levar os criminos à justiça.
Ele também fez um apelo a governos, empresas e indivíduos que apoiem o Fundo Voluntário da ONU para as Vítimas do Tráfico de Pessoas.
Leia e Ouça:


Campanha “Não está à venda”, alerta sobre tráfico humano na Tunísia


Mais de 200 mil atravessaram o Mediterrâneo para a Europa este ano

Notícias ONU. 29.07.2016.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog