O Última Instância separou cinco dicas para ajudar quem vai prestar algum concurso público. Para o diretor pedagógico dos Cursos Jurídicos do Complexo Educacional Damásio de Jesus, Flávio Martins, “o caminho que leva à aprovação no concurso público não é curto nem tênue. Exige esforço, dedicação e veemente empenho por parte do candidato”.
Trace seus objetivos
O candidato deve ter em mente os objetivos que pretende alcançar, como qual(is) concurso(s) irá prestar nos próximos anos. Isso norteará todas as atividades que deverá realizar ao longo de sua preparação. De acordo com Lewis Carroll, “se você não sabe para onde quer ir, então é indiferente o caminho que venha a seguir”.
Há concursos que exigem do candidato um estudo aprofundado em muitas disciplinas. Outros concursos exigem, majoritariamente, conhecimento da lei.
“Poderíamos fazer analogia entre a preparação para concursos públicos e a preparação para uma competição de atletismo. A preparação para uma maratona é totalmente diferente daquela para uma corrida de 100 metros rasos”, explica Flávio Martins.
Estude as disciplinas que menos domina
Um erro comumente praticado pelos “concurseiros” é estudar mais as disciplinas que lhes agradam. Porém, o candidato devia fazer exatamente o contrário: estudar mais as disciplinas que conhece menos.
Mantenha-se atualizado
Novas leis, novos entendimentos jurisprudenciais são comumente cobrados pelas bancas dos concursos públicos. Assim, o candidato deve buscar meios de atualização automática na Internet. Há, por exemplo, o sistema “push”, que encaminha diariamente para os e-mails cadastrados as novas leis e as recentes decisões dos Tribunais.
Do mesmo modo, muitos professores, atualmente, por meio de suas redes sociais, mantêm seus alunos e amigos atualizados. Recentemente, por exemplo, por meio do perfil de Flávio no Twitter (@sigaoflavio), ele realizou uma revisão de Direito Constitucional para as dezenas de milhares de pessoas que me acompanham no microblog.
Concentre-se no estudo
Mais importante do que a quantidade é a qualidade de estudo. Assim, mais produtivo do que duas horas de estudo desconcentrado e desmotivado será uma hora de estudo focado e atento. Para tanto, algumas dicas podem ser seguidas: a) estude preferencialmente em local silencioso; b) estude em lugar de pouca circulação de pessoas; c) desligue o telefone durante o estudo; d) jamais estude com a TV ligada; e) não estude na cama; f) tente respeitar seu período de sono, exigido por seu organismo; g) após o período de estudo, faça um quadro sinótico sobre o que estudou; h) quinzenalmente (pelo menos), reveja todos os quadros sinóticos por você elaborados.
Não desista
“Como dizia Henry Ford, “se você pensa que pode ou pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”, conta Flávio Martins. E complementa, “da mesma forma, o Prof. Damásio de Jesus sempre afirma que “só não é aprovado no concurso público quem desiste”. Continue, portanto, sempre buscando alcançar seu tão sonhado objetivo”.
Última instância. 11 de abril de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário