segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Projeto de prevenção ao bullying une 4 mil estudantes de Nova Odessa, SP

Alunos trabalharam o tema em cartazes, painéis, textos, filmes e debates.
Coleta de depoimentos deve gerar um diagnóstico de casos nas escolas.


Projeto de prevenção ao bullying une 4 mil estudantes de Nova Odessa, SP (Foto: Osnei Réstio/Prefeitura de Nova Odessa)

A Secretaria de Educação de Nova Odessa (SP) intensificou as ações contra o bullying na rede municipal e envolveu 4 mil estudantes dos ensinos infantil e fundamental em um projeto pedagógico realizado este mês. A proposta do "Bullying, e se fosse você?" é trabalhar a prevenção de casos por meio de cartazes, painéis, textos, filmes e debates, segundo a secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo.
"O que nos preocupa são atitudes que parecem fazer parte do cotidiano escolar e não podem deixar de ser coibidas. A partir do desenvolvimento do projeto e coleta de depoimentos de alunos e professores, poderemos construir um diagnóstico deste cenário no município", disse a titular da pasta, que informou não existir em Nova Odessa uma estatística sobre a ocorrência de bullying nas escolas.
Além da inserção do tema no decorrer do ano letivo, a secretaria quer que as medidas educativas sejam discutidas e compartilhadas com as famílias das crianças. "Trata-se de um projeto amplo, contínuo e que deve ser trabalhado muito além das atividades em sala de aula”, disse Claudicir. No ambiente escolar, de acordo com ela, a prática do bullying pode provocar atitudes violentas, tantos dos agressores quanto das vítimas.
Telejornal
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil Prefeito Simão Welsh, os estudantes gravaram um telejornal como uma das propostas de aprendizagem. "Uns foram apresentadores, outros repórteres e teve até aluno atuando como familiares e pessoas vítimas de bullying", relatou o diretor da escola, Valdeci Felipe dos Santos.

Dinâmica
Na mesma escola, após a e exibição de um filme que tratava sobre diferenças e comportamentos, 32 estudantes do 5º ano participaram de uma dinâmica e, destes, 12 meninos e nove meninas responderam que já haviam cometido bullying. "Bullying não é brincadeira de criança, é coisa séria. E esse projeto tem fundamental importância para a formação dos alunos", avaliou a diretora de Normas Pedagógicas, Rosimar Paschoalim Antonio.

Do G1 Piracicaba e Região. 27/10/2013 

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog