terça-feira, 30 de julho de 2013

Vítima de bullying, estudante gay de 16 anos se suicida nos EUA; caso é o sexto na mesma escola desde 2008

Mãe do jovem quer ajudar a evitar casos de agressão que terminem em morte

Menino


Uma comunidade no estado de Iowa, nos Estados Unidos, registrou o sexto suicídio registrado nos últimos cinco anos em uma mesma escola de ensino médio local.

Segundo Sheryl Moore, seu filho Alexander "AJ" Betts Jr foi submetido a um processo intenso de bullying na Southeast Polk High School pelo fato de ser gay e por ser pardo, informou o jornal local Des Moiner Register.  Betts se matou com 16 anos.

A escola possui um histórico de tragédias semelhantes. Em 2008, quatro adolescentes se mataram, e em dezembro do ano seguinte, um jovem de 17 anos tomou a mesma atitude. A sequência de casos fez com que Câmara Municipal, à época, convocasse uma força tarefa para estudar o que foi chamada de "cultura de suicídio".

Betts era visto por sua família como o resultado de um milagre. Ele nasceu com um defeito nos lábios, conhecido como lábio leporino e teve de se submeter a diversas cirurgias durante a infância. A última operação foi feita no ano passado. A mãe disse que a restauração do rosto mudou sua auto-estima. 

— Ele gostou de sua aparência. Ele se tornou realmente confiante em seu último ano de vida.



Ainda segundo Sheryl, ele avisou à família que era gay há cerca de um ano e meio. Ela classificou a morte do filho como a "a coisa mais dolorosa que ela já experimentou em toda a vida".

Embora não confirme que Betts tenha sido vítima de bullying por colegas de classe, o diretor da Southeast Polk, Steve Pettit, disse que a escola iria criar um grupo de apoio para aconselhar os estudantes. 

O diretor disse ainda que Betts não havia informado à escola que era vítima da agressão de colegas e que quando existem registros de bullying, a direção da escola lida com o assunto de maneira "bastante séria" e inicia um processo de identificação dos agressores.

No ano passado, o governador do Iowa, Terry Branstad, organizou uma cúpula pela prevenção do bullying em virtude do registro de dez suicídios ocorridos no estado em 2012. 

Em abril do ano passado, Kenneth James Weishuhn Jr, de 14 anos, calouro da escola de ensino médio South O'Brien, in Paullina, se suicidou na garagem da casa da sua família. Ele havia sofrido intimidações por parte do seu orientador sexual semanas antes de morrer. 

Em janeiro de 2012, dois estudantes de 15 anos cometeram suicídio em um dia de folga.


RT Notícias. 30.07.2013.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog