sábado, 25 de agosto de 2012

O presídio mais bonito e mais confortável do mundo


Presídio mais lindo e aconchegante do mundo

LUIZ FLÁVIO GOMES (@professorLFG)*
O presídio mais bonito e mais confortável do mundo, que hoje conta com 115 presos que não estão recolhidos em celas, sim, em tradicionais casas de madeira, onde os presos podem passear de bicicleta, ir à praia e praticar tênis, esqui e equitação, é tido como a primeira prisão ecológica do mundo e não está localizado – o leitor já sabe disso – no Brasil. Estamos falando do presídio de Bastøy, situado em uma pequena ilha de Oslo, a 75 quilômetros ao sul da capital da Noruega, com uma vista privilegiada da linda costa de Vestfold.
A prisão não tem alambrados e durante a noite apenas 5 guardas ficam por lá. A prisão foi usada num documentário para mostrar que o Estado de Bem-Estar norueguês procura respeitar os direitos inclusive dos mais abomináveis criminosos. Um dos menores índices de reincidência do mundo: esse é o resultado do sistema prisional norueguês.
Cada leitor tem um pensamento sobre o assunto. Uns acharão um absurdo. Outros dirão que tudo deveria ser assim. Eu particularmente diria o seguinte: se contássemos com presídios assim no Brasil até os ricos iriam para a cadeia, porque os juízes não iriam se sentir constrangidos de mandar para lá quem pertence ao seu status, ao seu grupo social.
*LFG – Jurista e cientista criminal. Fundador da Rede de Ensino LFG. Codiretor do Instituto Avante Brasil e do atualidadesdodireito.com.br. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001). Siga-me nas redes sociais: www.professorlfg.com.br.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog