quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Livros sobre Bullying


Postado por MELISSA MARQUES

Ninguém duvida da importância da leitura. Ela é capaz de nos fazer refletir sobre os mais variados assuntos  e expandir nossa visão sobre diversos temas.
 
Foi pensando nisso que trouxemos alguns livros que tratam sobre o Bullying: uns mais “fantasiosos”, outros mais “densos”, mas todos importantes para nos fazer pensar em formas de combater e de lidar com esse tema tão recorrente. 
 
Confira abaixo as dicas:
 
Livros sobre Bullying
  • Ponte para Terabítia (Katherine Paterson) - O livro foi escrito por Katherine Paterson e ganhou a medalha “Hans Christian Andersen”, considerado um dos mais importantes prêmios da literatura infanto-juvenil. Ele conta a história de Jess Aarons e sua amizade com Leslie Burke, recém-chegada à vila e à escola. Ele trata sobre essa temática de uma forma “leve”: apresenta as dificuldades e os medos dessas crianças e  algumas situações de bullying no período escolar.
  • Valentões, fofoqueiros e falsos amigos: torne-se à prova de bullying (J. Alexander) - Esse livro, voltado para um público mais jovem, foge do comum! Ele traz diversas ilustrações e testes que despertam a curiosidade dos leitores! Além disso, ensina formas de se fortalecer e “criar um escudo à prova de bullying”. 
Livros sobre Bullying
  • Bullying: o Que Você Precisa Saber (Lélio Braga Calhau) - Com esse livro, o leitor terá em mãos um material completo sobre o tema, com discussões atuais e inovadoras. É um guia completo de identificação, prevenção e repressão dessa forma de violência.
  • Antes Que Eu Vá (Lauren Oliver) – O livro conta a história de Sam, uma menina megapopular que não se importa muito com a forma como trata as pessoas e acha que é normal zombar dos outros de vez em quando. Mas um acidente faz com que ela repense suas atitudes e tente mudar suas ações.
Livros sobre Bulying
  • A Lista Negra (Jennifer Brown) – O livro conta a história do casal Nick e Valerie. Nick atirou em vários colegas da escola e depois se suicidou. Quase todos os alvos de Nick praticaram bullying contra ele e Valerie. Agora a protagonista tem que lidar com seus próprios medos, com os olhares dos amigos e o julgamento dos familiares.
  • Os Trezes Porquês (Jay Asher) – Treze pessoas descobrem que foram um dos motivos pelos quais Hannah Baker se suicidou. Hannah conta através de gravações como motivos pequenos podem se tornar algo muito maior e perigoso.
E então, girls? Vocês costumam ler livros sobre temas mais “pesados”? Quais vocês recomendam? Conta pra gente nos comentários!
Texto: Melissa Ladeia Marques
Imagens: Divulgação

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog