Os detentos instalados no sistema federal de presídios já podem conversar com familiares por meio de videoconferência. Um convênio feito entre o Departamento Penitenciário Nacional e a Defensoria Pública da União permitiu que o recurso fosse instalado nos presídios de Catanduvas (PR), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS) e Mossoró (RN). O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, lança nesta sexta-feira (14/5) o projeto, batizado de Visita Virtual e Videoconferência Judicial. A parceria vai permitir a quase 500 presos rever parentes por meio de visitas virtuais.
Uma demonstração será feita durante o lançamento do projeto, quando a Defensoria em Brasília se comunicará com a Penitenciária Federal de Catanduvas por meio do equipamento chamado Codec, um monitor de 15 polegadas que reproduz som e imagem.
O objetivo é garantir o direito de visita aos presos, que muitas vezes têm família em outros estados. Cerca de 50% dos presos federais fizeram o pré-cadastro para receber visitas virtuais, escolhendo três pessoas, dentre familiares e amigos, para serem seus visitantes.
O projeto prevê não só as visitas virtuais, mas também assistência jurídica e interrogatórios por videoconferências, que promovem agilidade processual e economia nos gastos com transporte de presos para audiências.
Fonte: Consultor Jurídico
Nenhum comentário:
Postar um comentário