sábado, 19 de abril de 2008

Brinco leva estudante a ser suspenso de escola em Olaria

Aluno do 9 ano do ensino fundamental, Paulo Marcos Rodrigues Gomes da Silva, de 16 anos, está desde quarta-feira impedido de assistir às aulas no Colégio Estadual Chile, em Olaria (ouça o depoimento da mãe do estudante) . O adolescente foi suspenso pela diretora da unidade, Vinete Pereira dos Santos, que ainda lhe sugeriu que procurasse outra escola para estudar . O motivo da punição tem poucos milímetros: um brinco, que ele insistiu em usar na orelha esquerda, apesar de expressamente proibido pela direção do colégio.

- Eu estava brincando na sala com uma colega, antes de a prova de matemática começar, quando a diretora chegou. Ainda tentei disfarçar, mas ela viu o brinco e me mandou sair da sala e só voltar à escola no dia 5 de maio - disse Paulo, que também perdeu a prova de ciências, no segundo dia da suspensão.

A proibição do uso de brinco por estudantes do sexo masculino está prevista no regimento interno da escola, feito pela direção e pelo conselho de professores em 1993, e reformado em 2002 (opine sobre a pôlemica punição) . Segundo o texto, são motivos para punição, entre outros, o uso, pelos meninos, de cabelo pintado, brincos, arcos, colares e gargantilhas. Para ambos os sexos, é vetado ainda o uso de piercings e até o ato de mascar chiclete.
'Alguns me desafiam'

A diretora Vinete Pereira dos Santos nega que o motivo da suspensão tenha sido simplesmente o brinco usado por Paulo Marcos da Silva . À frente da escola desde 1992, Vinete diz que a punição foi dada pela insistência de o aluno usar o adereço, apesar das repreensões que têm levado desde o ano passado. Segundo ela, com esta atitude, o garoto estaria desacatando-a.

- O aluno recebe a cópia do regimento e sabe que deve respeitá-lo. Eu cobro, mas nunca puni ninguém simplesmente por causa de brinco ou cabelo arrepiado. Mas alguns me desafiam e me obrigam a tomar uma atitude. Para esses, eu sugiro que procurem uma escola onde se adaptem melhor. Como vou dirigir um colégio de jovens, querer que sigam as normas, se eu mesma não o faço? - disse a diretora, negando que o regimento seja rigoroso demais.

Informada sobre o caso, a Secretaria estadual de Educação disse que convocará Vinete e a coordenadora regional para uma reunião semana que vem, e que o aluno não será prejudicado.

"Ainda tentei disfarçar, mas ela viu o brinco e me mandou sair da sala e só voltar à escola no dia 5 de maio."


O Globo Online, 19/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog