Falta de atenção e imprudência de motoristas e pedestres são principais causas. No ano passado, 1.387 pessoas morreram em estradas que cortam cidades.
Vinte por cento das mortes em rodovias federais são por atropelamento. A maioria ocorre em estradas que cortam áreas urbanas. A falta de atenção e a imprudência de motoristas e pedestres são as principais causas dos acidentes.
Para diminuir a possibilidade de acidentes, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) usa redutores de velocidade, como na BR-116, em Governador Valadares. O problema é que os quebra-molas são como as lombadas eletrônicas: protegem os pedestres, mas atrasam os motoristas.
Só no ano passado, 20% dos mortos nas rodovias federais eram pedestres. Em estradas que cortam cidades, 1.387 pessoas morreram. Na maioria desses acidentes, os motoristas não diminuíram a velocidade ao passar pelo perímetro urbano. Eles estavam em retas, mas não conseguiram parar a tempo.
Muitas dessas mortes também poderiam ser evitadas pelos próprios pedestres, que nem sempre respeitam o caminho mais seguro para atravessar a rodovia.
Zero Hora, 27/04/2008.
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