Cuidar bem da imagem no trabalho pode trazer benefícios profissionais.
Veja como garantir uma 'marca' positiva no trabalho no ano que vem.
Como os seus colegas de trabalho vêem você? Se tal pergunta nunca passou pela sua mente, 2009 pode ser a oportunidade de dedicar mais atenção a uma prática que pode impulsionar ou prejudicar os rumos da sua carreira profissional: o marketing pessoal.
Saber "vender" seu trabalho e passar uma imagem positiva aos companheiros de trabalho, segundo especialistas, deve entrar para a lista de prioridades do ano que vem para quem pretende garantir uma vida longa de sucesso profissional.
"É muito importante o marketing pessoal. As pessoas, em geral, são contratadas pelo conhecimento técnico e demitidas pelo comportamento", diz o presidente da Curriculum.com.br, Marcelo Abrileri.
Segundo o consultor, é necessário cuidar de diversos pontos para garantir a realização de um marketing pessoal eficiente: postura profissional, ética, aparência e relacionamento com os colegas.
"Tem que aprender uma lição importante: faça com que as pessoas gostem de você. Seja uma pessoa agradável, conquiste", ensina Abrileri. Antes de sair por aí distribuindo sorrisos e gentilezas, no entanto, fique atento: atitudes forçadas e falsidade quase sempre acabam em resultado negativo. "Seja autêntico; hipocrisia acaba afugentando as pessoas", diz.
Por isso, uma regra é fundamental para ser bem-sucedido no marketing pessoal é não cair na propaganda enganosa: todo o esforço para divulgar uma imagem positiva e um bom trabalho no dia-a-dia deve ser baseado na verdade.
"(Se ela não tiver um trabalho bom), mais cedo ou mais tarde isso vai aparecer nos resultados e se reverter contra a pessoa, porque ela pode ser questionada: ela fala muito bem, mas não é tão boa quanto parecia", diz a consultora de RH da Catho, Rosemary Bethancourt.
"É preciso ter integridade: ser igual por dentro como se é por fora", ensina Abrileri.
Seja natural
Para consultora de RH da Catho, promover o trabalho não requer necessariamente uma atitude totalmente expansiva ou de "narrar" cada ato realizado durante o dia de trabalho que todos os colegas ouçam.
"Não precisa forçar nenhuma atitude, a pessoa tem que desenvolver o estilo dela de apresentar suas idéias. Se for mais serena, mais tranqüila, pode se sentir melhor escrevendo do que falando, por exemplo", diz Rosemary.
"O que ela não pode é ficar no cantinho dela fazendo só coisas que não aparecem. Mas não se pode atropelar ninguém, tem que ser ético", explica.
Seja sutil
"Dizem que hoje a gente come ovo de galinha porque a galinha cacareja quando põe um ovo. A pata também bota ovo, mas é mais discreta", ensina Marcelo Abrileri.
A linha entre a promoção do trabalho e a arrogância, no trabalho, é tênue. "Tem que ser feita com cuidado, de mandeira sutil. Cuidar para não ser exibida, arrogante: pode gerar antipatia", diz.
Seja melhor
Invista e trabalhe para poder aperfeiçoar continuamente o produto que vai trazer mais benefícios e prosperidade para sua vida profissional: você. "Não adianta ser você mesmo e mostrar o seu interior se ele for ruim. Seja bom, e depois seja natural", diz Abrileri.
Seja social
Eventos da empresa, festas de aniversários e até "happy hours" com os colegas são ótimas oportunidades de se tornar conhecido e divulgar suas idéias corporativas.
"Essas situações informais são importantes para a pessoa trocar idéias, se mostrar, para as pessoas a conhecerem", diz.
Seja profissional
No trabalho, o funcionário é observado quase que em tempo integral. Por isso, saber diferenciar o que cabe e o que não cabe para o dia-a-dia pode ser valioso para quem quer crescer profissionalmente.
"Falar de assuntos pessoais no celular no trabalho é ruim; acessar muitos e-mails pessoais e comentar; usar e-mail do trabalho para brincar com os colegas; ir de bermuda na sexta-feira porque é 'casual day'; tudo isso é perigoso e deve ser evitado", explica Rosemary.
G1.
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